Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Keilla Christina Desidério da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34252
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
id UNB_c36cb91dfffd9df56f5dd7f79801d0af
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34252
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da NaturezaAtendimento educacional especializadoInclusão escolarCapacitação pedagógicaEnsino de ciênciasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.O processo de Inclusão Educacional é mediado pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) que auxilia a comunidade escolar nas necessidades específicas de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e/ou superdotação, oferece o suporte no sentido de complementar ou suplementar o currículo. O objetivo geral dessa pesquisa foi elaborar um Programa de Capacitação Pedagógica em Serviço para professor regente de Ciências no contexto inclusivo. Optamos por desenvolver este estudo na abordagem qualitativa, pois tem o foco na compreensão dos significados das interações que se estabelecem entre o docente do AEE e da classe comum. Como metodologia de análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, buscando novas compreensões dos discursos analisados. Para o estudo dessa relação, constituímos a pesquisa em três fases. Na primeira fase, utilizamos carta e entrevista no levantamento de informações sobre a percepção de quatro professores de Ciências do Atendimento Educacional Especializado. Evidenciamos que os professores reconhecem a importância desse atendimento para inclusão educacional, enxergam a necessidade de estabelecer uma relação colaborativa com os professores especialistas e reconhecem que os desafios e barreiras para o ensino inclusivo se acentuam com a desinformação e o despreparo. Na segunda fase, com base nesse levantamento, realizamos o planejamento, a execução e a análise de uma formação profissional em serviço, consistindo em um espaço de informações e diálogos sobre as possibilidades de mediação de conceitos científicos no contexto da Educação Inclusiva com um professor de Física, utilizamos a transcrição do áudio dos encontros, diário de campo e questionário na construção dos dados. Percebemos que essa formação possibilitou fundamentos teóricos e práticos para estimular a investigação e a inclusão nas aulas de Ciências. Na terceira fase, com os resultados obtidos nas fases 1 e 2 dessa investigação, elaboramos um Programa de Capacitação em Serviço abordando Ensino de Ciências investigativo inclusivo. Nessa fase aperfeiçoamos a proposta de formação profissional executada, acrescentamos sugestões e ajustamos falhas apresentadas nesse processo de intervenção. Diante desses resultados, defendemos que a discussão e reflexão com o docente no ambiente de serviço, sobre a inclusão no ensino de ciências, coopera com a promoção da inclusão no âmbito escolar, proporcionado ao docente a possibilidade de (re)construção de práticas pedagógicas.The process of educational inclusion is mediated by the Specialized Educational Service (SES), which assists the school community in the specific needs of students with disabilities, autism spectrum disorder, high skills and / or giftedness, it offers the support to supplement or complement the curriculum. The general objective of this research was to elaborate an In-Service Pedagogical Training Program to regent teachers of Science in the context of inclusion. We chose to develop this study in the qualitative approach, since it focuses on the understanding of the meanings of interactions that are established between the SES teacher and the teacher of regular class. With Discursive Textual Analysis as methodology of data analysis, we seek new understandings of the analyzed discourses. For the study of this relation, we constituted the research in three phases. In the first phase, we used a letter and interviews to collect information about the perception of four Sciences Teachers of the Specialized Educational Service. We show that teachers recognize the importance of this service for educational inclusion, they see the need to establish a collaborative relationship with specialist teachers and recognize that the challenges and barriers to inclusive education are accentuated by misinformation and unpreparedness. In the second phase, based on this survey, we carried out the planning, execution and analysis of a Professional Training in Service, consisting of a space to share information and talk about the possibilities of mediation of scientific concepts in the context of inclusive education with a teacher of Physics, we used the audio transcription of the meetings, field diary and questionnaire in data construction. We realized that this training provided theoretical and practical foundations to stimulate research and inclusion in science classes. In the third phase, with the results obtained in phases 1 and 2 of this investigation, we elaborated an In-Service Training Program addressing Inclusive Investigational Science Teaching. In this phase we improved the In-Service training proposal, added suggestions and adjusted the failures presented in this intervention process. In view of these results, we argue that the discussion and reflection with the teacher in the service environment, on inclusion in science teaching, creates the promotion of inclusion in the school environment, providing the teacher with possibilities of (re) construction of pedagogical practices.Mól, Gerson de SouzaSilva, Keilla Christina Desidério da2019-04-01T18:35:54Z2019-04-01T18:35:54Z2019-04-012018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Keilla Christina Desidério da. Atendimento educacional especializado: uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza. 2018. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34252A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/34252Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
title Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
spellingShingle Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
Silva, Keilla Christina Desidério da
Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Capacitação pedagógica
Ensino de ciências
title_short Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
title_full Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
title_fullStr Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
title_sort Atendimento educacional especializado : uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza
author Silva, Keilla Christina Desidério da
author_facet Silva, Keilla Christina Desidério da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mól, Gerson de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Keilla Christina Desidério da
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Capacitação pedagógica
Ensino de ciências
topic Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Capacitação pedagógica
Ensino de ciências
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
2019-04-01T18:35:54Z
2019-04-01T18:35:54Z
2019-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Keilla Christina Desidério da. Atendimento educacional especializado: uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza. 2018. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34252
identifier_str_mv SILVA, Keilla Christina Desidério da. Atendimento educacional especializado: uma proposta pedagógica de apoio a professores de Ciências da Natureza. 2018. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508279462625280