Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rita Mara Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10608
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Física e Química, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2012.
id UNB_c510f1fc256bde35999c9abae526769a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/10608
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJAFreire, Paulo, 1921-1997Ciências (Ensino fundamental) - estudo e ensinoEducação de jovens e adultosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Física e Química, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2012.A presente investigação consiste em um programa de intervenção nas aulas de Ciências Naturais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como princípio de ação o diálogo proposto por Paulo Freire. A abordagem temática adotada nesse trabalho visou fornecer relevância e significado aos conteúdos de ciências da 7ª série do ensino fundamental. A heterogeneidade das turmas, característica dessa modalidade de educação básica, e as experiências de vida dos estudantes foram aspectos valorizados e que enriqueceram os debates e diálogos. A sala de aula tornou-se um ambiente de vivência da educomunicação, entendida como um espaço de debate e construção de conhecimentos sobre ciências e sobre si mesmo. Os produtos dos meios de comunicação foram instrumentos inseridos na prática pedagógica como incentivadores de reflexão visando uma educação que possibilitou uma leitura crítica dos produtos da mídia. A pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, tendo-se utilizado dos princípios da pesquisa-ação como orientação para a participação ativa de todos os agentes na execução desse trabalho. Os dados foram construídos na sala de aula com os extratos das falas dos estudantes, com trechos dos seus trabalhos escritos, gravações de áudio e com a entrevista semi-estruturada aplicada ao final da intervenção. Concluiu-se que essa proposta foi importante para a construção de conhecimentos na disciplina de ciências naturais além de promover o desenvolvimento de aspectos nos estudantes ligados ao aumento da auto-estima, melhora na participação das atividades e maior autonomia no processo de ensino-aprendizagem. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe following investigation consists of an intervention program in Natural Science classes for the Young and Adults Education (YAE), an adult education segment promoted by the Brazilian public school system. The program's action principle is based on educator Paulo Freire's proposed dialog. The thematic approach adopted in this work aims at providing relevance and significance to the contents of the elementary school's 7th grade Science education. The heterogeneity of the classrooms, characteristic of this form of basic education, as well as the life experience of the students were valued and enriched the debates and dialogs. The classroom became an educommunicative environment, a space of debate and construction of knowledge about science and itself. Media products were inserted in the pedagogical practice as incentives for reflection directed at an education that allows for critical reading of those products. The research was based on qualitative methodology, and the research-action principles were used as guidance to an active participation of all agents involved the execution of this task. The data was gathered in the classroom with extracts from students' speeches, excerpts from their written assignments, audio recordings and semi-structured interviews conducted at the end of the intervention. In conclusion, this proposal was important for building knowledge in Natural Science education besides promoting the development of certain aspects in students related to self-esteem, improvement of participation in the activities and greater autonomy in the teaching-learning process.Bizerril, Marcelo Ximenes AguiarCosta, Rita Mara Reis2012-05-29T13:19:28Z2012-05-29T13:19:28Z2012-05-292012-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Rita Mara Reis. Conversando nas aulas de Ciências: um diálogo entre ducomunicação e abordagem temática na EJA. 2012. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/10608info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:22Zoai:repositorio.unb.br:10482/10608Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:22Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
title Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
spellingShingle Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
Costa, Rita Mara Reis
Freire, Paulo, 1921-1997
Ciências (Ensino fundamental) - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
title_short Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
title_full Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
title_fullStr Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
title_full_unstemmed Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
title_sort Conversando nas aulas de ciências : um diálogo entre educomunicação e abordagem temática na EJA
author Costa, Rita Mara Reis
author_facet Costa, Rita Mara Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rita Mara Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Ciências (Ensino fundamental) - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Ciências (Ensino fundamental) - estudo e ensino
Educação de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Física e Química, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29T13:19:28Z
2012-05-29T13:19:28Z
2012-05-29
2012-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Rita Mara Reis. Conversando nas aulas de Ciências: um diálogo entre ducomunicação e abordagem temática na EJA. 2012. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/10608
identifier_str_mv COSTA, Rita Mara Reis. Conversando nas aulas de Ciências: um diálogo entre ducomunicação e abordagem temática na EJA. 2012. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/10608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508216021680128