As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240354 |
Resumo: | O presente texto trata da trajetória de vida do educador Paulo Freire, apresentando sua história não somente como homem social, como é conhecido, mas como ser humano e educador, baseado em uma revisão bibliográfica feita em torno da história de sua vida, fundamentada nos estudos de Sergio Haddad (2019), Moacir Gadotti (2004) e nas obras do próprio Freire. Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que investiga acerca dos estudantes de um curso superior que passaram em suas trajetórias escolares pela Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para que esse estudo fosse realizado, foi fundamental o embasamento teórico dos conceitos de Paulo Freire, o que nos despertou interesse não somente em compreendermos os conceitos em si, mas também conhecermos sua história, chegar mais perto da vida desse educador popular que se dedicou aos excluídos, oprimidos e analfabetos. |
id |
UFRGS-2_4b836481500b2905c61b48e44d3879cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240354 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dotta, Carla Luz SalaibbGarcia, Elisete Enir Bernardi2022-06-15T04:46:20Z20210101-7136http://hdl.handle.net/10183/240354001138632O presente texto trata da trajetória de vida do educador Paulo Freire, apresentando sua história não somente como homem social, como é conhecido, mas como ser humano e educador, baseado em uma revisão bibliográfica feita em torno da história de sua vida, fundamentada nos estudos de Sergio Haddad (2019), Moacir Gadotti (2004) e nas obras do próprio Freire. Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que investiga acerca dos estudantes de um curso superior que passaram em suas trajetórias escolares pela Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para que esse estudo fosse realizado, foi fundamental o embasamento teórico dos conceitos de Paulo Freire, o que nos despertou interesse não somente em compreendermos os conceitos em si, mas também conhecermos sua história, chegar mais perto da vida desse educador popular que se dedicou aos excluídos, oprimidos e analfabetos.application/pdfporInter-ação. Goiânia, GO. Vol. 46, n. especial (2021), p. [1052]-1067.Freire, Paulo, 1921-1997Educação de jovens e adultosAlfabetizaçãoAs contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138632.pdf.txt001138632.pdf.txtExtracted Texttext/plain50265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240354/2/001138632.pdf.txt721f8a2277cf2f72c5f85bea929d0463MD52ORIGINAL001138632.pdfTexto completoapplication/pdf392531http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240354/1/001138632.pdff4b0a4ef98b9c19cc317a7e7754139c1MD5110183/2403542022-08-17 04:48:40.487359oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240354Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-17T07:48:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
title |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
spellingShingle |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização Dotta, Carla Luz Salaibb Freire, Paulo, 1921-1997 Educação de jovens e adultos Alfabetização |
title_short |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
title_full |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
title_fullStr |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
title_full_unstemmed |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
title_sort |
As contribuições históricas de Paulo Freire no que se refere ao direito do adulto à educação e o seu método de alfabetização |
author |
Dotta, Carla Luz Salaibb |
author_facet |
Dotta, Carla Luz Salaibb Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Elisete Enir Bernardi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dotta, Carla Luz Salaibb Garcia, Elisete Enir Bernardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação de jovens e adultos Alfabetização |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Educação de jovens e adultos Alfabetização |
description |
O presente texto trata da trajetória de vida do educador Paulo Freire, apresentando sua história não somente como homem social, como é conhecido, mas como ser humano e educador, baseado em uma revisão bibliográfica feita em torno da história de sua vida, fundamentada nos estudos de Sergio Haddad (2019), Moacir Gadotti (2004) e nas obras do próprio Freire. Este estudo integra uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, que investiga acerca dos estudantes de um curso superior que passaram em suas trajetórias escolares pela Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para que esse estudo fosse realizado, foi fundamental o embasamento teórico dos conceitos de Paulo Freire, o que nos despertou interesse não somente em compreendermos os conceitos em si, mas também conhecermos sua história, chegar mais perto da vida desse educador popular que se dedicou aos excluídos, oprimidos e analfabetos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-15T04:46:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240354 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-7136 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138632 |
identifier_str_mv |
0101-7136 001138632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Inter-ação. Goiânia, GO. Vol. 46, n. especial (2021), p. [1052]-1067. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240354/2/001138632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240354/1/001138632.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
721f8a2277cf2f72c5f85bea929d0463 f4b0a4ef98b9c19cc317a7e7754139c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447795263340544 |