Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Elaine Cunha Morais do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24266
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24266
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
id UNB_c55f39cb42ff1e4e49345c92219626d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/24266
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação BásicaEducação básicaEstágio supervisionadoProfessores - formação - ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.O presente trabalho teve como objetivo analisar a disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 4 (ESECN 4) com relação à prática dos licenciandos em projetos interdisciplinares na Educação Básica. Entende-se que a formação de professores em cursos de licenciatura é uma ação política e científica, que envolve tanto a instituição de Educação Superior como a escola de Educação Básica. Esses dois espaços são loci de constituição de uma identidade profissional que se faz fundamental nos processos do trabalho docente. Para que tal constituição ocorra, o licenciando-estagiário deve ser preparado com pressupostos teórico-metodológicos que o proporcionem maior desempenho durante o estágio supervisionado na Educação Básica. O pressuposto sugerido neste trabalho é a interdisciplinaridade, que propicia o diálogo e o trabalho conjunto entre docentes, além de oferecer ao estudante uma visão de mundo mais complexa.Durante a disciplina, verificou-se se o licenciando-estagiário efetivou a interdisciplinaridade durante o estágio supervisionado na Educação Básica, compreendendo-a melhor. Esta pesquisa usou delineamento metodológico qualitativo e teve como metodologia o estudo de caso, pois foi direcionada à investigação de como a proposta de abordagem interdisciplinar se efetivou na disciplina de ESECN 4 na Educação Básica. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais (LCN) da Faculdade UnB Planaltina, na disciplina de ESECN 4, nos turnos diurno e noturno. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário, a observação sistemática (caderno de campo e gravação) e a análise de relatórios. Os dados foram analisados segundo os critérios pré-estabelecidos pela pesquisadora, de acordo com a concepção de interdisciplinaridade construída a partir da literatura, tendo como fundamento teórico os trabalhos de expoentes pesquisadores, tais como Hilton Japiassu e Ivani Fazenda. Os resultados obtidos subsidiaram a elaboração de um texto de apoio sobre interdisciplinaridade para professores orientadores de disciplinas de Estágio Supervisionado, para licenciandos e para professores da Educação Básica na área de Ensino de Ciências.This study aims to analyze the discipline of Supervised Internship in Natural Science Education 4 (SINSE 4) with respect to undergraduates’ practice in interdisciplinary projects in basic education. Training of teachers in undergraduate courses is understood to be a political and scientific action that involves both the higher education institution and the basic education school. These two spaces are loci for building a professional identity which is fundamental to the teaching processes. In order to build that identity, the undergraduate-trainees should be prepared with theoretical and methodological assumptions that allow for a higher performance during the supervised internship in basic education. The suggested assumption in this work is interdisciplinarity, which fosters dialogue and teamwork between teachers, as well as provides the student with a more complex world view. In the course of the discipline, we verified if the undergraduate-trainees were able to implement interdisciplinarity and understand it better. This research utilizes a qualitative methodological design and a methodology of case study, since it focuses on investigating how the proposal of an interdisciplinary approach was implemented in the discipline of Supervised Internship in Natural Science Education (SINSE 4) in basic education. The research subjects are Natural Sciences Degree students from the University of Brasília, in the discipline of SINSE 4, on day and night periods. The instruments of data collection used are systematic observation (field notebook and class recording), survey and report analysis. Data was analyzed according to pre-established criteria defined by the researcher, from a concept of interdisciplinarity based on the literature, using the work of researchers such as Hilton Japiassu and Ivani Fazenda as theoretical background. The results obtained have subsidized the making of a support text on interdisciplinarity for teachers of Supervised Internship disciplines, undergraduates and basic education teachers.Guimarães, Eliane MendesFalcone, Vivian Aparecida da SilvaRego, Elaine Cunha Morais do2017-08-24T17:47:51Z2017-08-24T17:47:51Z2017-08-242017-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREGO, Elaine Cunha Morais do. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: proposta de estágio supervisionado na Educação Básica. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/24266http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24266A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-21T21:18:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/24266Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-21T21:18:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
title Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
spellingShingle Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
Rego, Elaine Cunha Morais do
Educação básica
Estágio supervisionado
Professores - formação - ensino
title_short Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
title_full Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
title_fullStr Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
title_sort Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais : proposta de estágio supervisionado na Educação Básica
author Rego, Elaine Cunha Morais do
author_facet Rego, Elaine Cunha Morais do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Eliane Mendes
Falcone, Vivian Aparecida da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Elaine Cunha Morais do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Estágio supervisionado
Professores - formação - ensino
topic Educação básica
Estágio supervisionado
Professores - formação - ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T17:47:51Z
2017-08-24T17:47:51Z
2017-08-24
2017-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REGO, Elaine Cunha Morais do. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: proposta de estágio supervisionado na Educação Básica. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/24266
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24266
identifier_str_mv REGO, Elaine Cunha Morais do. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: proposta de estágio supervisionado na Educação Básica. 2017. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/24266
http://dx.doi.org/10.26512/2017.04.D.24266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508268189384704