Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968 https://doi.org/10.53660/CLM-084-106 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa. |
id |
UNB_c69a7c8f8ed1a1733bc4c573c437e5db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/46968 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professoresTransmedia : a tactic while training teachersConvergênciaProfessores - formaçãoMultiletramentos,MultirreferencialidadeEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.This article aims to present results of a qualitative research with the purpose to investigate the unfolding of an unprecedented teachers training in transmedia practicesin the classroom. The methodology was applied to basic education teachers in the State of Federal District of Brazil.It was concluded that with the approach of the teachers to those technological devices and their languages in teaching practices, is a possible tactic to bring the student universe to the classroom, implement different pedagogical activities, making the students the protagonist of their own learning process, stimulating collaborative work and decentralizing the figure of the teachers.The research methodology consisted of a bibliographic and documentary review, non-participant observation of the course in the pilot and regular version, monitoring of classroom experiments in two classes promoted by the course professors, analysis of the portfolios of students in one of them, and interviews with four teachers participating in the training. In the end, the hypothesis was confirmed that the methodology of transmediation contributed to a more creative, autonomous and collaborative way of learning.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Decanato de Ensino de Graduação (DEG)Concilium JournalUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasíliahttps://orcid.org/0000-0002-3150-5015Rodrigues, Valtemir dos SantosVersuti, Andrea Cristina2023-12-08T13:02:49Z2023-12-08T13:02:49Z2022-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968https://doi.org/10.53660/CLM-084-106porOpen Access (CC BY NC SA)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-10T15:02:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/46968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-10T15:02:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores Transmedia : a tactic while training teachers |
title |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
spellingShingle |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores Rodrigues, Valtemir dos Santos Convergência Professores - formação Multiletramentos, Multirreferencialidade |
title_short |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
title_full |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
title_fullStr |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
title_full_unstemmed |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
title_sort |
Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores |
author |
Rodrigues, Valtemir dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Valtemir dos Santos Versuti, Andrea Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Versuti, Andrea Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-3150-5015 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Valtemir dos Santos Versuti, Andrea Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convergência Professores - formação Multiletramentos, Multirreferencialidade |
topic |
Convergência Professores - formação Multiletramentos, Multirreferencialidade |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 2023-12-08T13:02:49Z 2023-12-08T13:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968 https://doi.org/10.53660/CLM-084-106 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023. |
url |
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968 https://doi.org/10.53660/CLM-084-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access (CC BY NC SA) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access (CC BY NC SA) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Concilium Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Concilium Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508236181602304 |