Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Valtemir dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Versuti, Andrea Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968
https://doi.org/10.53660/CLM-084-106
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.
id UNB_c69a7c8f8ed1a1733bc4c573c437e5db
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46968
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Transmidiação : uma tática enquanto formação de professoresTransmedia : a tactic while training teachersConvergênciaProfessores - formaçãoMultiletramentos,MultirreferencialidadeEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.This article aims to present results of a qualitative research with the purpose to investigate the unfolding of an unprecedented teachers training in transmedia practicesin the classroom. The methodology was applied to basic education teachers in the State of Federal District of Brazil.It was concluded that with the approach of the teachers to those technological devices and their languages in teaching practices, is a possible tactic to bring the student universe to the classroom, implement different pedagogical activities, making the students the protagonist of their own learning process, stimulating collaborative work and decentralizing the figure of the teachers.The research methodology consisted of a bibliographic and documentary review, non-participant observation of the course in the pilot and regular version, monitoring of classroom experiments in two classes promoted by the course professors, analysis of the portfolios of students in one of them, and interviews with four teachers participating in the training. In the end, the hypothesis was confirmed that the methodology of transmediation contributed to a more creative, autonomous and collaborative way of learning.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Decanato de Ensino de Graduação (DEG)Concilium JournalUniversidade de BrasíliaUniversidade de Brasíliahttps://orcid.org/0000-0002-3150-5015Rodrigues, Valtemir dos SantosVersuti, Andrea Cristina2023-12-08T13:02:49Z2023-12-08T13:02:49Z2022-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968https://doi.org/10.53660/CLM-084-106porOpen Access (CC BY NC SA)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-07-10T15:02:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/46968Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-07-10T15:02:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
Transmedia : a tactic while training teachers
title Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
spellingShingle Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
Rodrigues, Valtemir dos Santos
Convergência
Professores - formação
Multiletramentos,
Multirreferencialidade
title_short Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
title_full Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
title_fullStr Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
title_full_unstemmed Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
title_sort Transmidiação : uma tática enquanto formação de professores
author Rodrigues, Valtemir dos Santos
author_facet Rodrigues, Valtemir dos Santos
Versuti, Andrea Cristina
author_role author
author2 Versuti, Andrea Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
https://orcid.org/0000-0002-3150-5015
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Valtemir dos Santos
Versuti, Andrea Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência
Professores - formação
Multiletramentos,
Multirreferencialidade
topic Convergência
Professores - formação
Multiletramentos,
Multirreferencialidade
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo cujo propósito foi investigar os desdobramentos de uma formação docente inédita em metodologia da transmidiação nas práticas pedagógicas em sala de aula aplicada a professores da educação básica do Distrito Federal. A aproximação docente com os usos dos dispositivos tecnológicos e suas linguagens nas práticas de ensino demonstrou que tal metodologia é uma tática possível para trazer o universo do estudante para a sala de aula, implementaratividades pedagógicas diferenciadas, tornar o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, estimular o trabalho colaborativo e descentralizar o ensino da figura do professor. A metodologiada pesquisa foi compostapor revisão bibliográfica e documental, observação não participante do cursonaversão piloto e regular, acompanhamento das experimentações em sala de aula em duas turmas promovidas pelos docentes do curso,análise dos portfólios dos estudantes de uma delas, e entrevistas com quatro professores participantes da formação. Ao final, ficou confirmada a hipótese de que a metodologia da transmidiação contribuiu para uma forma de aprender mais criativa, autônoma e colaborativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
2023-12-08T13:02:49Z
2023-12-08T13:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968
https://doi.org/10.53660/CLM-084-106
identifier_str_mv RODRIGUES, Valtemir dos Santos; VERSUTI, Andrea Cristina. Transmidiação: uma tática enquanto formação de professores. Revista Concilium, v. 22, n. 1, p. 16-35, 2022. DOI: https://doi.org/10.53660/CLM-084-106. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/84. Acesso em: 8 dez. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46968
https://doi.org/10.53660/CLM-084-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access (CC BY NC SA)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access (CC BY NC SA)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Concilium Journal
publisher.none.fl_str_mv Concilium Journal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508236181602304