O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares, Sílvia Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090
http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250
Resumo: O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar.
id UNB_c823cf3eb63ed3662983569c9d2fd783
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30090
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O lugar da avaliação nos espaços de formação de professoresThe place of assessment in teacher educationAvaliaçãoProfessores - formaçãoPedagogiaO texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar.This article aims at analysing the learning about assessment in teacher education considering two aspects: the assessment process that the student experiences; and the possible impacts of this on his future action as a teacher. Results of a research conducted in courses of teacher education programs in the field of Language Arts, Mathematics and Pedagogy in a public university in 2014 were analysed. One of them showed that students study almost nothing about assessment. This suggests that teachers are not being prepared to assess.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-12-07T05:17:21Z2017-12-07T05:17:21Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250Cadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessVillas Boas, Benigna Maria FreitasSoares, Sílvia Lúciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/30090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
The place of assessment in teacher education
title O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
spellingShingle O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Avaliação
Professores - formação
Pedagogia
title_short O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_full O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_fullStr O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_full_unstemmed O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_sort O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
author Villas Boas, Benigna Maria Freitas
author_facet Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Soares, Sílvia Lúcia
author_role author
author2 Soares, Sílvia Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Soares, Sílvia Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Professores - formação
Pedagogia
topic Avaliação
Professores - formação
Pedagogia
description O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05
2017-12-07T05:17:21Z
2017-12-07T05:17:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090
http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250
identifier_str_mv VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090
http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580889570115584