O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090 http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250 |
Resumo: | O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar. |
id |
UNB_c823cf3eb63ed3662983569c9d2fd783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30090 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professoresThe place of assessment in teacher educationAvaliaçãoProfessores - formaçãoPedagogiaO texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar.This article aims at analysing the learning about assessment in teacher education considering two aspects: the assessment process that the student experiences; and the possible impacts of this on his future action as a teacher. Results of a research conducted in courses of teacher education programs in the field of Language Arts, Mathematics and Pedagogy in a public university in 2014 were analysed. One of them showed that students study almost nothing about assessment. This suggests that teachers are not being prepared to assess.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Centro de Estudos Educação e Sociedade2017-12-07T05:17:21Z2017-12-07T05:17:21Z2016-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250Cadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessVillas Boas, Benigna Maria FreitasSoares, Sílvia Lúciaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T02:09:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/30090Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T02:09:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores The place of assessment in teacher education |
title |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
spellingShingle |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores Villas Boas, Benigna Maria Freitas Avaliação Professores - formação Pedagogia |
title_short |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
title_full |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
title_fullStr |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
title_full_unstemmed |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
title_sort |
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores |
author |
Villas Boas, Benigna Maria Freitas |
author_facet |
Villas Boas, Benigna Maria Freitas Soares, Sílvia Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Sílvia Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Villas Boas, Benigna Maria Freitas Soares, Sílvia Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Professores - formação Pedagogia |
topic |
Avaliação Professores - formação Pedagogia |
description |
O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05 2017-12-07T05:17:21Z 2017-12-07T05:17:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090 http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250 |
identifier_str_mv |
VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090 http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508373602729984 |