A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701 http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
id |
UNB_c86694c81fad37164b7cc3008583906e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/22701 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidadeThe multiethnic village : in the space-time of interculturalityInterculturalidadeEcologia humana - educaçãoAprendizagem - avaliaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Esta dissertação consiste em processo de investigação, estudo e pesquisa sobre a interculturalidade e sua relação com a aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, com viés qualitativo e etnográfico cujos referenciais teóricos são: a teoria da complexidade, o diálogo e a ecologia de saberes, a escuta sensível, a interculturalidade e a ecopedagogia. O principal objetivo é compreender como ocorrem as relações de aprendizagem e a formação humana do sujeito num contexto multiétnico, sob a luz da ecologia humana. Para tanto, em 2014 e 2015, realizou-se observação participante e confeccionou-se diário de campo, bem como se realizaram entrevistas na Aldeia Multiétnica (projeto/espaço criado no âmbito do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge - Goiás). Com base no referencial teórico e na pesquisa de campo, emergiram as seguintes categorias de análise e interpretação: 1) Interculturalidade interna e externa; 2) Tensão interétnica e intercultural; 3) Diálogo de saberes; 4) Visibilidade cultural e 5) Mercantilização da cultura. Pode-se afirmar que essas categorias contribuem para a problematização e compreensão de como ocorrem as interações e relações de troca e aprendizagem num contexto multiétnico.This dissertation consists of an investigation, study and research process on interculturality and its relationship with learning. It is a case study with qualitative and ethnographic bias whose theoretical frameworks are: complexity theory, dialogue and ecology of knowledge, sensitive listening, interculturality and ecopedagogy. The main objective is to understand how occur the relations of learning and human formation of individuals in a multiethnic context, in the light of human ecology. To this end, in 2014 and 2015, there was participant observation and a field diary was elaborated as well as interviews were conducted in Multiethnic Village (a project/ space created under the Meeting of Traditional Cultures of Chapada dos Veadeiros in Vila de São Jorge – State of Goiás). Based on theoretical and field research, emerged the following categories of analysis and interpretation: 1) internal and external interculturality; 2) interethnic and intercultural tension; 3) dialogue of knowledge; 4) cultural visibility 5) commodification of culture. It can be said that these categories contribute to the questioning and understanding of how interactions and relations of exchange and learning take place in a multi-ethnic context.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCatalão, Vera Margarida LessaParente, Filipe de Andrade Vaz2017-02-21T15:24:03Z2017-02-21T15:24:03Z2017-02-212016-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:56:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/22701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:56:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade The multiethnic village : in the space-time of interculturality |
title |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
spellingShingle |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade Parente, Filipe de Andrade Vaz Interculturalidade Ecologia humana - educação Aprendizagem - avaliação |
title_short |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
title_full |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
title_fullStr |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
title_full_unstemmed |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
title_sort |
A aldeia multiétnica : no espaço-tempo da interculturalidade |
author |
Parente, Filipe de Andrade Vaz |
author_facet |
Parente, Filipe de Andrade Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Catalão, Vera Margarida Lessa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parente, Filipe de Andrade Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade Ecologia humana - educação Aprendizagem - avaliação |
topic |
Interculturalidade Ecologia humana - educação Aprendizagem - avaliação |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-18 2017-02-21T15:24:03Z 2017-02-21T15:24:03Z 2017-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701 http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701 |
identifier_str_mv |
PARENTE, Felipe de Andrade Vaz. A aldeia multiétnica: no espaço-tempo da interculturalidade. 2016. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22701 http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.22701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508307706019840 |