Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Patrícia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares, Corso, Arlete Catarina Tittoni, Caldeira, Gilberto Veras, Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29810
http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007
Resumo: Objetivo: identificar no discurso dos conselheiros de alimentação escolar a compreensão sobre as funções, os limites e os avanços da atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com roteiro semiestruturado baseadas na técnica de Grupos Focais em nove Conselhos de Alimentação Escolar do estado de Santa Catarina, sendo oito conselhos municipais e um estadual. As falas dos conselheiros foram gravadas, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: foram construídos cinco discursos, agrupados segundo as ideias centrais emergentes. Destacam-se os avanços conquistados pela atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar e a capacidade limitada de intervenção na gestão da alimentação escolar. Os achados corroboram a literatura no que se refere ao excesso de burocracia para atuação dos conselhos, à compreensão dos conselheiros sobre os espaços democráticos institucionalizados como de controle social e à falta de comprometimento e representatividade dos membros envolvidos. Conclusão: entre os temas analisados, ressaltam-se a compreensão do papel de fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar, o conceito de controle social que envolve a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, e a compreensão desse programa como uma política de Segurança Alimentar e Nutricional. Verifica-se a necessidade de continuidade da formação e qualificação de conselheiros e de estímulo à participação democrática que vise a uma maior representação social. Dessa forma, contribui-se para o resgate da capacidade dos conselhos de intervirem na execução da política pública.
id UNB_c9309f4280b9103279e34783e28ac813
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29810
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivoSchool nutrition councils in Santa Catarina, Brazil : collective subject discourse analysisAlimentação escolarParticipação socialPesquisa qualitativaObjetivo: identificar no discurso dos conselheiros de alimentação escolar a compreensão sobre as funções, os limites e os avanços da atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com roteiro semiestruturado baseadas na técnica de Grupos Focais em nove Conselhos de Alimentação Escolar do estado de Santa Catarina, sendo oito conselhos municipais e um estadual. As falas dos conselheiros foram gravadas, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: foram construídos cinco discursos, agrupados segundo as ideias centrais emergentes. Destacam-se os avanços conquistados pela atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar e a capacidade limitada de intervenção na gestão da alimentação escolar. Os achados corroboram a literatura no que se refere ao excesso de burocracia para atuação dos conselhos, à compreensão dos conselheiros sobre os espaços democráticos institucionalizados como de controle social e à falta de comprometimento e representatividade dos membros envolvidos. Conclusão: entre os temas analisados, ressaltam-se a compreensão do papel de fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar, o conceito de controle social que envolve a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, e a compreensão desse programa como uma política de Segurança Alimentar e Nutricional. Verifica-se a necessidade de continuidade da formação e qualificação de conselheiros e de estímulo à participação democrática que vise a uma maior representação social. Dessa forma, contribui-se para o resgate da capacidade dos conselhos de intervirem na execução da política pública.Objective: identify in the committee members' discourse the understanding of the School Nutrition Councils' functions and the actions taken by their members. Methods: this is a qualitative study, and data were collected using a questionnaire with semi-structured interviews based on the Focus Groups technique in School Nutrition Councils' in the state of Santa Catarina. A total of nine councils were analyzed (eight municipal councils and one state council). The council members' discourse was recorded, transcribed, and analyzed according to the Collective Subject Discourse method. Results: five Collective Subject Discourses' were built and grouped according to the Central Ideas. The advances made by the actions of the School Nutrition Councils' members and their limited ability to intervene in the school nutrition management were observed. The findings corroborate those in the literature with regard to: excessive bureaucracy hindering or preventing council member actions, the understanding the councilors of democratic institutionalized spaces such as social control, and the lack of commitment and representativeness of the members involved. Conclusion: among the topics analyzed, the following should be highlighted: the understanding the role of the School Nutrition Councils in supervising activities; the social control concept, which involves participation in the National School Nutrition Program; and the understanding of this program as a Food and Nutrition Security policy. There is a need for further training and of councilors and the encouragement of democratic participation aiming at greater social representation thus contributing to improve their ability to intervene in the implementation of public policies.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2017-12-07T05:13:19Z2017-12-07T05:13:19Z2015-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil: uma análise do discurso do sujeito coletivo. Revista de Nutrição, Campinas, v. 28, n. 3, p. 305-317, maio/jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29810http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007Revista de Nutrição - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Patrícia Maria de OliveiraSchmitz, Bethsáida de Abreu SoaresCorso, Arlete Catarina TittoniCaldeira, Gilberto VerasVasconcelos, Francisco de Assis Guedes deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:03:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/29810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:03:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
School nutrition councils in Santa Catarina, Brazil : collective subject discourse analysis
title Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
spellingShingle Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
Machado, Patrícia Maria de Oliveira
Alimentação escolar
Participação social
Pesquisa qualitativa
title_short Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
title_full Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
title_fullStr Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
title_full_unstemmed Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
title_sort Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil : uma análise do discurso do sujeito coletivo
author Machado, Patrícia Maria de Oliveira
author_facet Machado, Patrícia Maria de Oliveira
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Corso, Arlete Catarina Tittoni
Caldeira, Gilberto Veras
Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
author_role author
author2 Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Corso, Arlete Catarina Tittoni
Caldeira, Gilberto Veras
Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Patrícia Maria de Oliveira
Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Corso, Arlete Catarina Tittoni
Caldeira, Gilberto Veras
Vasconcelos, Francisco de Assis Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação escolar
Participação social
Pesquisa qualitativa
topic Alimentação escolar
Participação social
Pesquisa qualitativa
description Objetivo: identificar no discurso dos conselheiros de alimentação escolar a compreensão sobre as funções, os limites e os avanços da atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo que utilizou entrevistas com roteiro semiestruturado baseadas na técnica de Grupos Focais em nove Conselhos de Alimentação Escolar do estado de Santa Catarina, sendo oito conselhos municipais e um estadual. As falas dos conselheiros foram gravadas, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: foram construídos cinco discursos, agrupados segundo as ideias centrais emergentes. Destacam-se os avanços conquistados pela atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar e a capacidade limitada de intervenção na gestão da alimentação escolar. Os achados corroboram a literatura no que se refere ao excesso de burocracia para atuação dos conselhos, à compreensão dos conselheiros sobre os espaços democráticos institucionalizados como de controle social e à falta de comprometimento e representatividade dos membros envolvidos. Conclusão: entre os temas analisados, ressaltam-se a compreensão do papel de fiscalização do Conselho de Alimentação Escolar, o conceito de controle social que envolve a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar, e a compreensão desse programa como uma política de Segurança Alimentar e Nutricional. Verifica-se a necessidade de continuidade da formação e qualificação de conselheiros e de estímulo à participação democrática que vise a uma maior representação social. Dessa forma, contribui-se para o resgate da capacidade dos conselhos de intervirem na execução da política pública.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05
2017-12-07T05:13:19Z
2017-12-07T05:13:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil: uma análise do discurso do sujeito coletivo. Revista de Nutrição, Campinas, v. 28, n. 3, p. 305-317, maio/jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29810
http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007
identifier_str_mv MACHADO, Patrícia Maria de Oliveira et al. Conselhos de alimentação escolar em Santa Catarina, Brasil: uma análise do discurso do sujeito coletivo. Revista de Nutrição, Campinas, v. 28, n. 3, p. 305-317, maio/jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732015000300305&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29810
http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732015000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508349145743360