A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Gaspar, Fábio de Assis, Sampaio, Juarez Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6351
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa iniciada em 2004, na Facul¬dade de Educação Física da Universidade de Brasília, tendo como um dos objetivos identificar os paradigmas norteadores do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília e suas respectivas influências na formação do corpo do¬cente. O referencial teórico transita pela teoria do conhecimento e a pesquisa segue abordagem qualitativa. Conclui-se que o curso de Licenciatura em Educação Física apresenta disputa de campos entre as áreas da Atividade Física e Desempenho Humano e Educação Física, Esporte e Sociedade. A disputa entre estas áreas se constitui em um jogo de linguagens e pode contribuir para legitimar a área de Educação Física, Esporte e Sociedade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_ca3338b158b432d06d776e7815d8e999
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6351
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicosPhysical Education and teacher education at the University of Brasilia : epistemological aspectsA Educación Física de la Universidade de Brasília y la formación de profesores : aspectos epistemológicosEducação físicaLicenciaturaEpistemologiaProfessores - formaçãoEste trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa iniciada em 2004, na Facul¬dade de Educação Física da Universidade de Brasília, tendo como um dos objetivos identificar os paradigmas norteadores do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília e suas respectivas influências na formação do corpo do¬cente. O referencial teórico transita pela teoria do conhecimento e a pesquisa segue abordagem qualitativa. Conclui-se que o curso de Licenciatura em Educação Física apresenta disputa de campos entre as áreas da Atividade Física e Desempenho Humano e Educação Física, Esporte e Sociedade. A disputa entre estas áreas se constitui em um jogo de linguagens e pode contribuir para legitimar a área de Educação Física, Esporte e Sociedade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work presents partial results of a research work started in 2004 at the Physical Education College (FEF) of the University of Brasilia (UnB), having as one of its goals the identification of the guiding paradigms of the Physical Education BA course at the University of Brasilia and its respective influences in the professional education of FEF/UnB’s faculty. Theoretical references were based on knowledge theories and research was conducted according to the qualitative approach. The conclusion reached is that the Physical Education BA course program presents a battle of ideas between the areas of Physical Activity and Human Performance and Physical Education, Sport and Society. The battle between these areas constitutes a language debate which may contribute to legitimize the field of Physical Education, Sport and Society ___________________________________________________________________________________ RESUMEMEste trabajo presenta resultados parciales de una investigación iniciada en 2004 en la Facultad de Educación Física (FEF) de la Universidad de Brasilia (UnB), teniendo como uno de los objetivos identificar los paradigmas norteadores del Curso de Licen¬ciatura en Educación Física de la Universidad de Brasilia y sus respectivas influencias en la formación del cuerpo docente. El referencial teórico transita por la teoría del conocimiento y la investigación sigue abordaje cualitativo. Se concluye que el curso de Licenciatura en Educación Física presenta una disputa de campos entre las áreas de la Actividad Física y Rendimiento Humano y Educación Física, Deporte y Sociedad. La disputa entre estas áreas se contituye en un juego de lenguajes, y puede contribuir para legitimar el área de Educación Física, Deporte y Sociedad.Faculdade de Educação Física (FEF)2011-01-04T16:54:47Z2011-01-04T16:54:47Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida; GASPAR, Fábio de Assis; SAMPAIO, Juarez Oliveira. A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/169/156>. Acesso em: 03 jan. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6351Suassuna, Dulce Maria Filgueira de AlmeidaGaspar, Fábio de AssisSampaio, Juarez Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T02:37:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/6351Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T02:37:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
Physical Education and teacher education at the University of Brasilia : epistemological aspects
A Educación Física de la Universidade de Brasília y la formación de profesores : aspectos epistemológicos
title A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
spellingShingle A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Educação física
Licenciatura
Epistemologia
Professores - formação
title_short A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
title_full A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
title_fullStr A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
title_full_unstemmed A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
title_sort A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos
author Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
author_facet Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Gaspar, Fábio de Assis
Sampaio, Juarez Oliveira
author_role author
author2 Gaspar, Fábio de Assis
Sampaio, Juarez Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Gaspar, Fábio de Assis
Sampaio, Juarez Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Licenciatura
Epistemologia
Professores - formação
topic Educação física
Licenciatura
Epistemologia
Professores - formação
description Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa iniciada em 2004, na Facul¬dade de Educação Física da Universidade de Brasília, tendo como um dos objetivos identificar os paradigmas norteadores do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília e suas respectivas influências na formação do corpo do¬cente. O referencial teórico transita pela teoria do conhecimento e a pesquisa segue abordagem qualitativa. Conclui-se que o curso de Licenciatura em Educação Física apresenta disputa de campos entre as áreas da Atividade Física e Desempenho Humano e Educação Física, Esporte e Sociedade. A disputa entre estas áreas se constitui em um jogo de linguagens e pode contribuir para legitimar a área de Educação Física, Esporte e Sociedade. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2011-01-04T16:54:47Z
2011-01-04T16:54:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida; GASPAR, Fábio de Assis; SAMPAIO, Juarez Oliveira. A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/169/156>. Acesso em: 03 jan. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6351
identifier_str_mv SUASSUNA, Dulce Maria Filgueira de Almeida; GASPAR, Fábio de Assis; SAMPAIO, Juarez Oliveira. A Educação Física da Universidade de Brasília e a formação de professores : aspectos epistemológicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 197-212, 2006. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/169/156>. Acesso em: 03 jan. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508210971738112