A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Adriano Bomtempo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/964
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
id UNB_cc5a2f27bcc6791dd77633d7145dc53b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/964
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professoresInformáticaProfessoresQuímicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC –, presencia-se uma nova postura da sociedade contemporânea que, em plena fase da cultura eletrônica, vem transformando suas relações comerciais, informacionais e interpessoais. Este trabalho trata da abordagem dessas tecnologias na formação de educadores químicos, tendo em vista a inserção delas no ambiente escolar, por tratar de suas potencialidades quando aplicadas ao Ensino de Química. Diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de Licenciatura em Química apresentam, em sua grade curricular, disciplinas que desenvolvem o conhecimento em informática e de suas capacidades, porém observa-se com maior freqüência a preocupação em explorar as características básicas do computador e da microinformática, em detrimento do conhecimento a respeito de sua aplicação como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. O foco dessa dissertação é a formação inicial de professores de Química, por meio da elaboração de uma disciplina – Informática no Ensino de Química – a ser integrada ao currículo do curso de graduação em Química da Universidade de Brasília – UnB. Disciplina que tem como característica a abordagem das TIC e das suas particularidades nas relações educativas, a fim de oferecer aos futuros docentes em Química provenientes da UnB condições para o uso criativo e contextualizado da informática, de modo a facilitar a aprendizagem em suas práticas pedagógicas. Permeia por todo o trabalho a busca de dados que propiciem uma reflexão sobre a forma em que a disciplina criada pode contribuir para a formação desse futuro profissional de Química. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the sprouting of the Technologies of the Information and Communication - TIC, we witness a new position of the society contemporary, in a full phase of the electronic culture, comes transforming your commercial, informational and interpersonal relations. This work deals with the boarding of these technologies in the formation of the chemistry educators, in view of the insertion of them in the pertaining to school environment, for dealing with its potentialities when applied to teach chemistry. Several institutions of higher education that offer courses of Major in Chemistry, present in their curricular grating, disciplines that they develop the knowledge in computer science and of its capacities, however more frequently observe the concern in exploring the basic characteristics of the computer and microcomputer science, in detriment of the knowledge regarding its application as integrant part of the teach-learning process. The focus of this dissertation is the initial formation of Chemistry teachers, by means of the elaboration of one course - Computer science to teach Chemistry - to be integrated to the course of graduation in Chemistry of the University of Brasilia - UnB. It disciplines that it has characteristic to boarding of the TIC and your characteristics in the educative relations, in order to offer to the teaching futures in Chemistry proceeding from the UnB conditions for the creative and contextualized use of computer science, in order to facilitate the learning in its pedagogical acts. There is a search for data throughout this research that propitiate a reflection on the form where disciplines it bred can contribute for the formation of this professional future of Chemistry.Mól, Gerson de SouzaPessoa, Adriano Bomtempo2008-10-08T12:57:37Z2008-10-08T12:57:37Z2007-122007-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPESSOA, Adriano Bomtempo. A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/964info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/964Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
title A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
spellingShingle A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
Pessoa, Adriano Bomtempo
Informática
Professores
Química
Estudo e ensino
title_short A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
title_full A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
title_fullStr A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
title_full_unstemmed A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
title_sort A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores
author Pessoa, Adriano Bomtempo
author_facet Pessoa, Adriano Bomtempo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mól, Gerson de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Adriano Bomtempo
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Professores
Química
Estudo e ensino
topic Informática
Professores
Química
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12
2007-12
2008-10-08T12:57:37Z
2008-10-08T12:57:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PESSOA, Adriano Bomtempo. A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/964
identifier_str_mv PESSOA, Adriano Bomtempo. A informática como instrumento mediador do ensino de química aplicada na formação inicial dos professores. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508256226181120