Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13386 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se a construção de uma metodologia de capacitação em educação nutricional para educadores de ensino infantil e fundamental até a 4ª série. O desenvolvimento desta metodologia foi feito em quatro escolas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal, Brasil, tendo sido convidados todos os 59 educadores das mesmas. A metodologia foi construída incluindo quatro fases: demanda, pré-análise, foco e enquadre e planejamento flexível. Esta proposta insere-se em uma perspectiva de educação permanente baseada no construtivismo. Dos 59 educadores, 81% (n=48) participaram da etapa de demanda que identificou dificuldades, expectativas e principais temas para o curso. Os temas geradores verificados na etapa pré-análise foram: alimentação saudável; opções de refeições saudáveis; estratégias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis com a comunidade; contexto da alimentação na atualidade; aspectos legais sobre alimentação na escola e aproveitamento total de alimentos. O foco do planejamento foi definido como “Alimentação saudável na escola” e o enquadre como um curso de 60 horas a ser realizado na Universidade de Brasília e nas escolas participantes. No planejamento flexível definiram-se os objetivos gerais e específicos do curso, as competências esperadas para os educadores após o curso e toda a programação com seus respectivos planos de aula. Esta proposta representa uma opção norteadora para ações de educação nutricional com este público, de forma a contribuir para a modificação do perfil epidemiológico atual dos escolares. |
id |
UNB_cd20f70de39ad3b20aea6b569f6fa1ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/13386 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadoresConstruction of a methodology to train educators in food and nutritionAlimentação - escolaAconselhamento em nutriçãoEducação alimentar e nutricionalPolítica alimentar - BrasilNeste artigo apresenta-se a construção de uma metodologia de capacitação em educação nutricional para educadores de ensino infantil e fundamental até a 4ª série. O desenvolvimento desta metodologia foi feito em quatro escolas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal, Brasil, tendo sido convidados todos os 59 educadores das mesmas. A metodologia foi construída incluindo quatro fases: demanda, pré-análise, foco e enquadre e planejamento flexível. Esta proposta insere-se em uma perspectiva de educação permanente baseada no construtivismo. Dos 59 educadores, 81% (n=48) participaram da etapa de demanda que identificou dificuldades, expectativas e principais temas para o curso. Os temas geradores verificados na etapa pré-análise foram: alimentação saudável; opções de refeições saudáveis; estratégias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis com a comunidade; contexto da alimentação na atualidade; aspectos legais sobre alimentação na escola e aproveitamento total de alimentos. O foco do planejamento foi definido como “Alimentação saudável na escola” e o enquadre como um curso de 60 horas a ser realizado na Universidade de Brasília e nas escolas participantes. No planejamento flexível definiram-se os objetivos gerais e específicos do curso, as competências esperadas para os educadores após o curso e toda a programação com seus respectivos planos de aula. Esta proposta representa uma opção norteadora para ações de educação nutricional com este público, de forma a contribuir para a modificação do perfil epidemiológico atual dos escolares.This article presents the construction of a methodology to train preschool and first- to fourth- grade teachers in food and nutrition. The methodology was developed in four schools with different socioeconomic profiles in the Federal District, Brazil, of which all of the 59 teachers were invited. The methodology was constructed in four phases: demand, pre-analysis, focus/applicability and flexible planning and aims to provide permanent nutrition education in a constructivistic way. Of the 59 educators, 81% (n=48) participated in the demand phase, where difficulties and expectations were identified and the main subjects for the course were determined. The generating subjects verified in the pre-analysis phase were: healthy eating; healthy meal options; strategies to promote healthy eating habits in the community; current context of nutrition; legal aspects of food and nutrition at school and letting nothing go to waste. The focus of planning was “Healthy eating in the school environment”. A 60-hour course would then be given at the University of Brasília and at the participating schools. The flexible planning phase established the general and specific goals of the course, the skills to be acquired by the teachers during the course and the course program with the respective class plans. This methodology proposes a way to provide nutrition education to this public and therefore contribute to change the current epidemiological data of the students.Pontifícia Universidade Católica de Campinas2013-06-21T19:42:17Z2013-06-21T19:42:17Z2009-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERNARDON, Renata et al . Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n. 3, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 jun. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13386http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009Revista de Nutrição - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-5273&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 jun. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessBernardon, RenataSilva, Juliana Rezende Melo daCardoso, Gabriela TavaresMonteiro, Renata AlvesAmorim, Nina Flávia de AlmeidaSchmitz, Bethsáida de Abreu SoaresRodrigues, Maria de Lourdes Carlos Ferreirinhaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:03:31Zoai:repositorio.unb.br:10482/13386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:03:31Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores Construction of a methodology to train educators in food and nutrition |
title |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
spellingShingle |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores Bernardon, Renata Alimentação - escola Aconselhamento em nutrição Educação alimentar e nutricional Política alimentar - Brasil |
title_short |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
title_full |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
title_fullStr |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
title_full_unstemmed |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
title_sort |
Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores |
author |
Bernardon, Renata |
author_facet |
Bernardon, Renata Silva, Juliana Rezende Melo da Cardoso, Gabriela Tavares Monteiro, Renata Alves Amorim, Nina Flávia de Almeida Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares Rodrigues, Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Juliana Rezende Melo da Cardoso, Gabriela Tavares Monteiro, Renata Alves Amorim, Nina Flávia de Almeida Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares Rodrigues, Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardon, Renata Silva, Juliana Rezende Melo da Cardoso, Gabriela Tavares Monteiro, Renata Alves Amorim, Nina Flávia de Almeida Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares Rodrigues, Maria de Lourdes Carlos Ferreirinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação - escola Aconselhamento em nutrição Educação alimentar e nutricional Política alimentar - Brasil |
topic |
Alimentação - escola Aconselhamento em nutrição Educação alimentar e nutricional Política alimentar - Brasil |
description |
Neste artigo apresenta-se a construção de uma metodologia de capacitação em educação nutricional para educadores de ensino infantil e fundamental até a 4ª série. O desenvolvimento desta metodologia foi feito em quatro escolas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal, Brasil, tendo sido convidados todos os 59 educadores das mesmas. A metodologia foi construída incluindo quatro fases: demanda, pré-análise, foco e enquadre e planejamento flexível. Esta proposta insere-se em uma perspectiva de educação permanente baseada no construtivismo. Dos 59 educadores, 81% (n=48) participaram da etapa de demanda que identificou dificuldades, expectativas e principais temas para o curso. Os temas geradores verificados na etapa pré-análise foram: alimentação saudável; opções de refeições saudáveis; estratégias para a promoção de hábitos alimentares saudáveis com a comunidade; contexto da alimentação na atualidade; aspectos legais sobre alimentação na escola e aproveitamento total de alimentos. O foco do planejamento foi definido como “Alimentação saudável na escola” e o enquadre como um curso de 60 horas a ser realizado na Universidade de Brasília e nas escolas participantes. No planejamento flexível definiram-se os objetivos gerais e específicos do curso, as competências esperadas para os educadores após o curso e toda a programação com seus respectivos planos de aula. Esta proposta representa uma opção norteadora para ações de educação nutricional com este público, de forma a contribuir para a modificação do perfil epidemiológico atual dos escolares. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2013-06-21T19:42:17Z 2013-06-21T19:42:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERNARDON, Renata et al . Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n. 3, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 jun. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13386 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009 |
identifier_str_mv |
BERNARDON, Renata et al . Construção de metodologia de capacitação em alimentação e nutrição para educadores. Revista de Nutrição, Campinas, v. 22, n. 3, jun. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732009000300009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 jun. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13386 http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732009000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508368510844928 |