Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41354
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021.
id UNB_cdba10c60b76243114f8463c3ded98ad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/41354
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensívelObservação sensívelAprendizagem significativaClima e ensinoGeografia escolarDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021.Este trabalho teve por objetivo analisar se a atividade de observação sensível é potencialmente significativa, para que os alunos compreendam a noção de tempo meteorológico, sem usar o recurso da memorização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. As principais referências utilizadas foram as de Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) e Steinke e Fialho (2017). Para a realização da coleta de dados, foram selecionadas dez turmas do 9o ano do Ensino Fundamental, divididas em dois grupos (A e B), totalizando 82 alunos participantes. As intervenções nos dois grupos foram diferentes, sendo que a do grupo A se deu por meio de uma sequência didática com atividades de observação sensível do tempo. Já o grupo B, participou de aulas expositivas tradicionais, avaliando-se o grau de conhecimento adquirido, posteriormente. Devido o contexto da pandemia da Covid-19, o desenvolvimento das atividades e a coleta de dados ocorreram totalmente em ambiente virtual, no período de outubro a novembro de 2020. Comparando-se os resultados das diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que os alunos do grupo A desconstruíram conceitos equivocados, foram sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, desenvolveram a responsabilidade e autonomia nos estudos, e alcançaram melhor rendimento escolar na disciplina de Geografia. Portanto, houve aprendizagem significativa. Enquanto isso, os alunos do grupo B persistiram na memorização das informações, e na visão descritiva dos fenômenos naturais, reforçados pelas aulas meramente expositivas.Ciência e Tecnologia por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).This study aimed to verify if the sensitive observation is potentially meaningful, so the students understand the notion of weather without using the memorization resources. This is a qualitative research, field research type. The main references are Fialho (2002), Malysz (2005), Moreira e Masini (2009), Cavalcanti (2017) and Steinke and Fialho (2017). A total of 82 students ten classes of the 9th grade of elementary School, divided in two groups (A and B), were selected for the data collection. Interventions in both groups were different, in A group it occurred through a didactic sequence with weather sensitive observation activities. In B group, through expository lectures, evaluating the achieved knowledge posteriorly. Due to the context of the Covid-19 pandemic, the development of activities and data collection took place entirely in a virtual environment, from October to November 2020. Comparing the results of the different strategies applied, it was verified that the A group students deconstructed misconceptions, were active subjects in the teaching-learning process, developed responsibility and autonomy in their studies, and achieved a better school performance on the geography discipline. Therefore, meaningful learning has occurred. Meanwhile, the B group students persisted in memorizing the information, the descriptive view of natural phenomena remained, reinforced by the merely expository lectures.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaSteinke, Ercília TorresLopes, Vanessa Cristina Vasconcelos2021-07-06T15:06:53Z2021-07-06T15:06:53Z2021-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Vanessa Cristina Vasconcelos. Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental: uma experiência de observação sensível. 2021., 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41354A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:30:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/41354Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:30:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
title Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
spellingShingle Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos
Observação sensível
Aprendizagem significativa
Clima e ensino
Geografia escolar
title_short Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
title_full Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
title_fullStr Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
title_full_unstemmed Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
title_sort Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental : uma experiência de observação sensível
author Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos
author_facet Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Steinke, Ercília Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Vanessa Cristina Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Observação sensível
Aprendizagem significativa
Clima e ensino
Geografia escolar
topic Observação sensível
Aprendizagem significativa
Clima e ensino
Geografia escolar
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T15:06:53Z
2021-07-06T15:06:53Z
2021-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Vanessa Cristina Vasconcelos. Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental: uma experiência de observação sensível. 2021., 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41354
identifier_str_mv LOPES, Vanessa Cristina Vasconcelos. Ensino de temas de Climatologia no Ensino Fundamental: uma experiência de observação sensível. 2021., 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508321117306880