Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, César Cândido de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23411
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23411
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.
id UNB_d0bdbff61c8ceab3c611759c72023c1a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23411
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distânciaCursos técnicosEducação - avaliaçãoAvaliação da qualidadeEnsino a distânciaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.Este estudo investiga os principais atributos para avaliar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos aos alunos dos cursos técnicos a distância realizada pela rede e-Tec em parceria com o Instituto Federal Goiano a luz dos modelos SERVQUAL desenvolvidos por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985, 1988); SERPERF desenvolvidos por Cronin e Taylor (1992) e HEdPERF desenvolvido por Firdaus (2005, 2006). Sob a forma de estudo de caso, os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito discentes e analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir de oito categorias a priori foram identificadas e 18 subcategorias que emergiram do texto transcrito das narrativas dos entrevistados, especificando os atributos de satisfação e qualidade dos serviços na Instituição pesquisada. Das oito categorias pesquisadas: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança, empatia, reputação, questões dos programas e compreensão, observa-se que a tangibilidade e conteúdo programático apresentaram o maior índice de insatisfação, enquanto a reputação foi o atributo mais bem avaliado pelos discentes. Conclui-se que a junção dos modelos proposta permite verificar e avaliar as discrepâncias existentes na qualidade dos serviços oferecidos, identificar as prioridades para se alcançar a satisfação dos alunos, mostrando ser uma ferramenta útil para orientar os gestores na elaboração de estratégias competitivas e de melhoria contínua.This study investigates the main attributes to evaluate the quality of the educational services offered to the students of the distance technical courses carried out by the e-Tec network in partnership with the Goiano Federal Institute in light of the SERVQUAL models developed by Parasuraman, Zeithaml and Berry (1985, 1988); SERPERF developed by Cronin and Taylor (1992) and HEdPERF developed by Firdaus (2005, 2006). In the form of a case study, the data were obtained through semi-structured interviews with eight students and analyzed by the Bardin (1977) content analysis technique, from eight a priori categories were identified and 18 subcategories that emerged from the text Transcript of the interviewees' narratives, specifying the attributes of satisfaction and quality of services in the institution surveyed. Of the eight categories surveyed: tangibility, reliability, readiness, safety, empathy, reputation, program issues and comprehension, tangibility and programmatic content presented the highest index of dissatisfaction, while reputation was the attribute most evaluated by students. It is concluded that the combination of the proposed models allows verifying and evaluating the existing discrepancies in the quality of services offered, identifying the priorities to achieve student satisfaction, showing that it is a useful tool to guide managers in the elaboration of competitive strategies and improvement to be continued.Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado ProfissionalMendes, Annita Valléria CalmonBrito, César Cândido de2017-04-30T13:07:25Z2017-04-30T13:07:25Z2017-04-302017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, César Cândido de. Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância. 2017. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23411http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23411A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-05T22:19:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/23411Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-05T22:19:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
title Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
spellingShingle Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
Brito, César Cândido de
Cursos técnicos
Educação - avaliação
Avaliação da qualidade
Ensino a distância
title_short Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
title_full Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
title_fullStr Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
title_full_unstemmed Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
title_sort Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância
author Brito, César Cândido de
author_facet Brito, César Cândido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Annita Valléria Calmon
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, César Cândido de
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos técnicos
Educação - avaliação
Avaliação da qualidade
Ensino a distância
topic Cursos técnicos
Educação - avaliação
Avaliação da qualidade
Ensino a distância
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30T13:07:25Z
2017-04-30T13:07:25Z
2017-04-30
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, César Cândido de. Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância. 2017. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23411
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23411
identifier_str_mv BRITO, César Cândido de. Atributos da qualidade em serviços educacionais na percepção de alunos de cursos técnicos a distância. 2017. 133 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23411
http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580870293094400