Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges-Ferreira, Maria Fernanda
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abbad, Gardênia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007
Resumo: Este artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_47bcacea38e6157e08fb335f5e3edc25
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6126
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distânciaAvaliação de curso a distânciaMedidas de aprendizagemReações ao cursoEste artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present paper aims to report results from an analysis of the relationship among course reaction, learning strategies, demographic characteristic and learning in a distance course context. Approximately 2,368 students constituted the sample of this research. At the end of each lecture, all of them responded to questionnaires hosted at school virtual environment. The students that participated in this study were 19.4 years old (SD = 5.24), were located in the center-west region (87.8%) and were males (77.1%). Three multiple regression analyses were made with learning as the criteria variable. Learning was measured as student's average in evaluation exercises and tests taken during the course and at the end of it. The results showed that age, school location, learning self-evaluation, instructional design reactions and course results reactions explained a small but statistically significant portion of the variability of learning. At the end of this paper, contributions and limitations of this research are discussed.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em Administração2010-12-09T16:48:41Z2010-12-09T16:48:41Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007Borges-Ferreira, Maria FernandaAbbad, Gardênia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:23:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/6126Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:23:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
title Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
spellingShingle Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
Borges-Ferreira, Maria Fernanda
Avaliação de curso a distância
Medidas de aprendizagem
Reações ao curso
title_short Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
title_full Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
title_fullStr Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
title_full_unstemmed Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
title_sort Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância
author Borges-Ferreira, Maria Fernanda
author_facet Borges-Ferreira, Maria Fernanda
Abbad, Gardênia da Silva
author_role author
author2 Abbad, Gardênia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges-Ferreira, Maria Fernanda
Abbad, Gardênia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de curso a distância
Medidas de aprendizagem
Reações ao curso
topic Avaliação de curso a distância
Medidas de aprendizagem
Reações ao curso
description Este artigo relata a avaliação de um curso a distância e a análise do relacionamento entre estratégias de aprendizagem, características demográficas, reação ao curso e aprendizagem. Participaram da pesquisa cerca de 2.368 estudantes, que responderam questionários através do ambiente virtual do curso, ao final de cada disciplina. Os participantes possuíam, em média, 19,4 anos de idade (DP = 5,24), residiam na região Centro-Oeste (87,8%) e pertenciam ao sexo masculino (77,1%). Foram testados três modelos de regressão múltipla padrão com aprendizagem como variável critério, medida em termos das notas dos estudantes em atividades avaliativas realizadas ao longo e ao final de cada disciplina. Os resultados mostraram que idade, localização da escola, auto-avaliação de aprendizagem, reações aos procedimentos instrucionais e aos resultados do curso explicaram uma pequena, mas estatisticamente significativa porção da variabilidade das médias finais de aprendizagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-12-09T16:48:41Z
2010-12-09T16:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007
identifier_str_mv BORGES-FERREIRA, Maria Fernanda; ABBAD, Gardênia da Silva. Avaliação de aprendizagem em disciplinas de curso técnico a distância. Estud. psicol. (Natal) [online], v. 14, n. 2, p. 141-149, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v14n2/a07v14n2.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X2009000200007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6126
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580730963558400