Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Greice Cerqueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9810
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
id UNB_d0f4567c48b97a0333c3867dac5b0711
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9810
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito FederalEducação integralEscolas - organização e administraçãoCurrículosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.Essa dissertação tem o objetivo de trazer o tema da Educação Integral no contexto de um estudo de caso com as análises de três variáveis: tempo, espaço e currículo. Fatores como a interferência dessas variáveis no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, nos aspectos sócio-afetivos dos diferentes atores sociais e na qualidade de ensino dos professores, são aspectos analisados durante o trabalho. A pesquisa mostra disparidades entre os conceitos e as práticas no ambiente escolar da Educação Integral, como a inadequada utilização do tempo, a falta do espaço fora da escola e a imprópria articulação do currículo com a realidade atual. As inovações e construções também fazem parte da investigação, como a boa alimentação, as parcerias estabelecidas, boa infra-estrutura, o pedido dos alunos para que a Educação Integral aconteça de forma mais coerente com o que é apresentado na teoria. Tal trajetória nos apresenta uma realidade em construção e o desejo é poder contribuir para a formação desse processo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation aims to bring the theme of Integral Education in the context of a case study with the analyses of three variables: time, space and curriculum. Factors such as the interference of these variables in the teaching-learning process of students, social-affective aspects of different social actors and in teaching quality of teachers, are aspects analysed during the work. The research shows disparities between the concepts and practices in the school environment of Integral Education, as the inappropriate use of time, lack of space outside of the school and the inappropriate curriculum articulation with the current reality. The innovations and buildings are also part of research, such as good nutrition, the partnerships established, good infrastructure, the students request for the Integral Education happen more consistently with what is presented in theory. This course presents us a reality under construction and the desire is to contribute to the formation of the process.Bareicha, Paulo Sérgio de AndradeNunes, Greice Cerqueira2012-01-03T13:51:46Z2012-01-03T13:51:46Z2012-01-032011-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Greice Cerqueira. Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal. 2011. 106 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9810info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:16Zoai:repositorio.unb.br:10482/9810Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:16Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
title Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
spellingShingle Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
Nunes, Greice Cerqueira
Educação integral
Escolas - organização e administração
Currículos
title_short Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
title_full Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
title_fullStr Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
title_full_unstemmed Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
title_sort Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
author Nunes, Greice Cerqueira
author_facet Nunes, Greice Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Greice Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Escolas - organização e administração
Currículos
topic Educação integral
Escolas - organização e administração
Currículos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-22
2012-01-03T13:51:46Z
2012-01-03T13:51:46Z
2012-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Greice Cerqueira. Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal. 2011. 106 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9810
identifier_str_mv NUNES, Greice Cerqueira. Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal. 2011. 106 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508404523139072