Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Tereza Reis da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28896
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004
Resumo: O presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.
id UNB_d19113f848a2012a5205c590746cf4bc
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28896
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Ana Tereza Reis da2017-12-07T05:03:07Z2017-12-07T05:03:07Z2013-12SILVA, Ana Tereza Reis da. Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 861-876, out./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28896https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004O presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.This paper analyzes the influence of modern scientific rationality in curriculum options and, consequently, in the prevailing social representations about man and nature. To this end, the analysis articulates three conceptual fields: the social representation theory of Serge Moscovici, the critical and post-critical theories of curriculum and the complexity theory of Edgar Morin. In short, the reflections point out to the understanding that the social representations about the relationship man-nature found in the curriculum structures and, thus, in the established knowledge hold two correlated characteristics: dualism and the heritage of the modern canon of disciplines. Finally, the analysis seeks to evidence the ethical and epistemic implications of the dualist representations of the relationship man-nature for the contemporary pedagogical practices.El presente trabajo analiza la influencia de la racionalidad científica moderna en las opciones curriculares y, consencuentemente, en las representaciones sociales predominantes acerca del hombre y de la naturaleza. Para tanto, el análisis en cuestión articula tres campos conceptuales: la teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici, las teorías críticas y poscríticas de currículo y la teoría de la complejidad de Edgar Morin. En síntesis, las reflexiones apuntan hacia el entendimiento de que las representaciones sociales sobre la relación hombre/naturaleza encontradas en las estructuras curriculares y, luego, en los conocimientos establecidos, comportan dos características correlacionadas: el dualismo y la herencia del canon disciplinar moderno. Por fin, el análisis busca evidenciar las implicaciones éticas y epistémicas que las representaciones dualistas de la relación hombre/naturaleza plantean a las prácticas pedagógicas contemporáneas.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoRevista Brasileira de Educação - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógicaCurricullum and social representations of man and nature : implications for pedagogical practicesCurrículo y representaciones sociales del hombre y de la naturaleza : implicaciones para la prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRepresentações sociaisCurrículosHomemNaturezaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CurriculoRepresentacoesSociais.pdfARTIGO_CurriculoRepresentacoesSociais.pdfapplication/pdf353670http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28896/1/ARTIGO_CurriculoRepresentacoesSociais.pdf5fb4987fc26eabda61354c52938f08f6MD51open access10482/288962023-10-17 15:29:55.843open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28896Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:29:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Curricullum and social representations of man and nature : implications for pedagogical practices
Currículo y representaciones sociales del hombre y de la naturaleza : implicaciones para la prática pedagógica
title Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
spellingShingle Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
Silva, Ana Tereza Reis da
Representações sociais
Currículos
Homem
Natureza
title_short Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
title_full Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
title_fullStr Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
title_full_unstemmed Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
title_sort Currículo e representações sociais de homem e natureza : implicações à prática pedagógica
author Silva, Ana Tereza Reis da
author_facet Silva, Ana Tereza Reis da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Representações sociais
Currículos
Homem
topic Representações sociais
Currículos
Homem
Natureza
dc.subject.keyword.none.fl_str_mv Natureza
description O presente trabalho analisa a influência da racionalidade científica moderna nas opções curriculares e consequentemente nas representações sociais predominantes acerca do homem e da natureza. Para tanto, a análise em questão articula três campos conceituais: a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, as teorias críticas e pós-críticas de currículo e a teoria da complexidade de Edgar Morin. Em síntese, as reflexões sinalizam para o entendimento de que as representações sociais sobre a relação homem/natureza encontradas nas estruturas curriculares e, portanto, nos conhecimentos instituídos, comportam duas características correlacionadas: o dualismo e a herança do cânone disciplinar moderno. Por fim, a análise busca evidenciar as implicações éticas e epistêmicas que as representações dualistas da relação homem/natureza colocam às práticas pedagógicas contemporâneas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:03:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Tereza Reis da. Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 861-876, out./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28896
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004
identifier_str_mv SILVA, Ana Tereza Reis da. Currículo e representações sociais de homem e natureza: implicações à prática pedagógica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 55, p. 861-876, out./dez. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Lzxq7hcMBpy4x3Rj5XBQfGz/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28896
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28896/1/ARTIGO_CurriculoRepresentacoesSociais.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fb4987fc26eabda61354c52938f08f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405211563655168