Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
id UNB_d211c3f394aace7ab9564b956d3ed8c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/49812
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnBDesign instrucionalEnsino à distânciaMúsica - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.A área temática desta dissertação é a educação musical a distância e o objeto de estudo é a disciplina de Prática de Conjunto do Curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília (UnB). A justificativa desta predileção surgiu em função de os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) disponíveis na UnB não possibilitarem as práticas musicais síncronas. O objetivo desse trabalho é investigar quais são as possíveis estratégias pedagógicas que poderão auxiliar os professores que atuam nesse contexto. Partindo do pressuposto de que a teoria do Design Instrucional tem sido utilizada na estruturação de cursos de Educação a Distância (EaD), surge o seguinte problema de pesquisa: em que medida a teoria do Design Instrucional poderá auxiliar os professores que atuam nesse objeto de estudo da UnB? A abordagem metodológica adotada nesse trabalho foi a da pesquisa qualitativa, com o procedimento da pesquisa-ação, em que três estudantes-voluntários matriculados nessa disciplina tiveram aulas com os conteúdos produzidos pelo autor com o referencial teórico do Design Instrucional. Os dados desses participantes foram coletados por entrevistas semiestruturadas e, por meio da análise diagnóstica, foram delineadas as especificidades desse campo de estudo. A teoria do Design Instrucional (FILATRO, 2015) e suas fases (ADDIE) se revelaram conexos à produção de conteúdos dessa disciplina. O resultado esperado é que esse trabalho possa contribuir com futuras pesquisas da Prática de Conjunto a Distância.Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).The thematic area of this dissertation is Distance Education in music. The subject of study is the discipline of Distance Education Ensemble Practice in the Distance Education Undergraduate Degree Program in Music at the University of Brasilia (UnB). The fundamentals for this predilection arose because the Virtual Learning Environments (VLE) available at this university do not allow synchronous musical practices. The aim of this work is to investigate what are the possible pedagogical strategies that could help teachers who work in this context. Based on the assumption that the theory of Instructional Design is used in the structuring of Distance Education courses (DE), the following research problem arises: to what extent can the theory of Instructional Design help teachers who work in this subject of study? The methodology adopted in this study was qualitative research with the action research approach in which three student-volunteers enrolled in the discipline had classes with the content produced by the author with the theoretical framework of Instructional Design. The data from these participants was collected through semi-structured interviews, and the diagnostic analysis delineated the specificities of this field of study. Instructional Design theory (FILATRO, 2015) and its phases (ADDIE) proved to be related to the content production of this subject. The expected results are that this work can contribute to future research on distance education practice.El área temática de esta disertación es la educación musical a distancia. El objeto de estudio es la disciplina de práctica de conjunto del curso de graduación musical a distancia de la Universidad de Brasilia (UnB). La justificación de esta predilección surgió porque los Entornos Virtuales de Aprendizaje (EVA) disponibles en esta universidad no permiten prácticas musicales sincrónicas. El objetivo de este trabajo es investigar cuáles son las posibles estrategias pedagógicas que podrían ayudar a los profesores que trabajan en este contexto. Asumiendo que la teoría del Diseño Instruccional es utilizada en la estructuración de cursos de Educación a Distancia (EAD), surge el siguiente problema de investigación: ¿en qué medida la teoría del Diseño Instruccional puede ayudar a los profesores que trabajan en este objeto de estudio? El abordaje metodológico adoptado en este estudio fue la investigación cualitativa con el procedimiento de investigación-acción en que tres alumnos-voluntarios matriculados en la disciplina tuvieron clases con el contenido producido por el autor con el marco teórico del Diseño Instruccional. Los datos de estos participantes fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas y el análisis diagnóstico delineó las especificidades de este campo de estudio. La teoría de Diseño Instruccional (FILATRO, 2015) y sus fases (ADDIE) demostró estar relacionada con la producción de contenidos de esta asignatura. Los resultados esperados son que este trabajo pueda contribuir a futuras investigaciones sobre la práctica de la educación a distancia.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMarins, Paulo Roberto AffonsoSilva, Douglas de Oliveira2024-08-13T19:03:38Z2024-08-13T19:03:38Z2024-08-132023-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Douglas de Oliveira. Design instrucional: um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-13T19:03:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/49812Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-13T19:03:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
title Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
spellingShingle Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
Silva, Douglas de Oliveira
Design instrucional
Ensino à distância
Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)
title_short Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
title_full Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
title_fullStr Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
title_full_unstemmed Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
title_sort Design instrucional : um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB
author Silva, Douglas de Oliveira
author_facet Silva, Douglas de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Paulo Roberto Affonso
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Design instrucional
Ensino à distância
Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)
topic Design instrucional
Ensino à distância
Música - licenciatura - Universidade de Brasília (UnB)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14
2024-08-13T19:03:38Z
2024-08-13T19:03:38Z
2024-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Douglas de Oliveira. Design instrucional: um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812
identifier_str_mv SILVA, Douglas de Oliveira. Design instrucional: um estudo sobre a produção de conteúdos na disciplina de prática de conjunto do curso de licenciatura em música a distância da UnB. 2023. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580760556470272