Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sales Augusto dos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cavalleiro, Eliane, Barbosa, Maria Inês da Silva, Ribeiro, Matilde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27307
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012
Resumo: O artigo analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil.
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