Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27307 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012 |
Resumo: | O artigo analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil. |
id |
UNB_d2280e57de0c2068bbde2b8cc3d63f82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27307 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estadoAffirmative actions: polemics and possibility about racial equality and the role of the statePolítica públicaAções afirmativasSistema de cotasEnsino superiorConflitos raciaisO artigo analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil.The article analyses the importance of the role of the State for the implementation of public policies of affirmative action, especially for black students to enter public higher education. It argues that affirmative action is one of the alternatives to reduce or minimize the inequality in this field between black and white students and/or students from public schools and private schools, in particular by means of one of its techniques of implementation: the quota system. In spite of there being various arguments against the quota system, the authors concentrate on debating or counter-arguing only one: that the quota system may generate racial conflicts in Brazil.Em processamentoCentro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina2017-12-07T04:50:07Z2017-12-07T04:50:07Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRev. Estud. Fem.,v.16,n.3,p.913-929,2008http://repositorio.unb.br/handle/10482/27307https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012porSantos, Sales Augusto dosCavalleiro, ElianeBarbosa, Maria Inês da SilvaRibeiro, Matildeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-27T21:07:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/27307Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-27T21:07:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado Affirmative actions: polemics and possibility about racial equality and the role of the state |
title |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
spellingShingle |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado Santos, Sales Augusto dos Política pública Ações afirmativas Sistema de cotas Ensino superior Conflitos raciais |
title_short |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
title_full |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
title_fullStr |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
title_full_unstemmed |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
title_sort |
Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado |
author |
Santos, Sales Augusto dos |
author_facet |
Santos, Sales Augusto dos Cavalleiro, Eliane Barbosa, Maria Inês da Silva Ribeiro, Matilde |
author_role |
author |
author2 |
Cavalleiro, Eliane Barbosa, Maria Inês da Silva Ribeiro, Matilde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sales Augusto dos Cavalleiro, Eliane Barbosa, Maria Inês da Silva Ribeiro, Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política pública Ações afirmativas Sistema de cotas Ensino superior Conflitos raciais |
topic |
Política pública Ações afirmativas Sistema de cotas Ensino superior Conflitos raciais |
description |
O artigo analisa a importância do papel do Estado para a implementação das políticas públicas de ação afirmativa, especialmente para estudantes negros ingressarem no ensino superior público. Argumenta-se que a ação afirmativa é uma das alternativas para reduzir ou minimizar a desigualdade de inserção entre estudantes negros e brancos de escolas públicas e/ou particulares no ensino superior, especialmente por meio de uma de suas técnicas de implementação: o sistema de cotas. Embora haja vários argumentos contra o sistema de cotas, os autores se concentraram em debater ou contra-argumentar apenas um: o de que o sistema de cotas poderá gerar conflitos raciais no Brasil. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2017-12-07T04:50:07Z 2017-12-07T04:50:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Rev. Estud. Fem.,v.16,n.3,p.913-929,2008 http://repositorio.unb.br/handle/10482/27307 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012 |
identifier_str_mv |
Rev. Estud. Fem.,v.16,n.3,p.913-929,2008 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27307 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2008000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580824575180800 |