Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cleucydia Lima da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9834
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2011.
id UNB_d74160fee843c6e8c542fb50e0221b89
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9834
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacionalLeituraMemóriaCrianças - livros e leituraPsicologia cognitivaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2011.Este estudo investigou a associação entre dificuldades de leitura e memória de trabalho. Participaram da pesquisa 90 crianças de 3ª e 4ª série do ensino fundamental submetendo-se, num primeiro momento, a uma avaliação dos processos de leitura (PROLEC) e, em segundo lugar, a um teste de memória de trabalho (Teste do Span de Cores, TSC). O PROLEC avaliou a capacidade dos participantes identificarem o nome ou o som das letras; distinguirem palavras iguais e diferentes para lerem apenas as palavras iguais; reconhecerem palavras, independentemente de serem capazes ou não de lê-las e lerem palavras frequentes, palavras não frequentes e pseudopalavras. Através do TSC avaliou-se a memória verbal, solicitando-se que as crianças armazenassem nomes de cores em sequências progressivamente mais longas. Os resultados do PROLEC indicaram que as crianças apresentaram diferentes níveis de leitura sendo classificadas como: crianças sem dificuldades de leitura, crianças com poucas dificuldades de leitura e crianças com muitas dificuldades de leitura. Os resultados do TSC indicaram que as estratégias preferidas pelas crianças para acessar as informações mnemônicas são as visuais atreladas às estratégias verbais. Os resultados da correlação canônica mostraram que as dificuldades de leitura e a memória de trabalho estão significativamente correlacionadas, pois quanto maior e melhor foi o desempenho em testes de linguagem, tanto maior e melhor foi o desempenho em testes de memória. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study investigated the association between reading difficulties and working memory. Ninety children from 3rd and 4th grades of elementary school participated in the research, submitting, at first, to an assessment of the reading processes (PROLEC); and secondly, by submitting to a working memory test (The Color Span Test, TSC). The PROLEC assessed the participants’ capacities to identify the name or sound of letters, to distinguish between similar and different words and read only the similar ones, to recognize words regardless of being able to read them or not, read frequent words read non-frequent words and pseudo words. The Color Span Test evaluated verbal memory by requesting children to store names of colors in progressively longer sequences. The PROLEC results showed that the children presented different levels of reading, being classified as: children without reading difficulties, children with few reading difficulties, and children with great reading difficulties. The Color Span Test results showed that the children’s favorite strategies to access mnemonic information were visual ones followed verbal ones. The Canonical correlation results indicated that the reading difficulties and working memory are significantly correlated; for the better was the performance in language tests, the better was the performance in working memory tests.Janczura, Gerson AméricoCosta, Cleucydia Lima da2012-01-05T16:11:46Z2012-01-05T16:11:46Z2012-01-052011-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Cleucydia Lima da. Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional. 2011. vi, 53 f. Dissertação(Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9834info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:18:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/9834Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:18:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
title Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
spellingShingle Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
Costa, Cleucydia Lima da
Leitura
Memória
Crianças - livros e leitura
Psicologia cognitiva
title_short Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
title_full Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
title_fullStr Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
title_full_unstemmed Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
title_sort Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional
author Costa, Cleucydia Lima da
author_facet Costa, Cleucydia Lima da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Janczura, Gerson Américo
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cleucydia Lima da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Memória
Crianças - livros e leitura
Psicologia cognitiva
topic Leitura
Memória
Crianças - livros e leitura
Psicologia cognitiva
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-21
2012-01-05T16:11:46Z
2012-01-05T16:11:46Z
2012-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Cleucydia Lima da. Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional. 2011. vi, 53 f. Dissertação(Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9834
identifier_str_mv COSTA, Cleucydia Lima da. Dificuldades de leitura e memória de trabalho : um estudo correlacional. 2011. vi, 53 f. Dissertação(Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508258692431872