O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007 |
Resumo: | O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico. |
id |
UNB_dc0760513d47e52aa4743cde74ad7ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28509 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escritaThe body that writes : conceptual regards about writing acquisitionEl cuerpo que escribe : consideraciones conceptuales sobre la adquisición de la escrituraCorpoLetramentoCriançasO presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico.This article supports itself on the cultural-historical approach to discuss the body's role in the written language acquisition process. In order to accomplish this, some part of Lev Seminovich Vigotski's current contributions in preschool age (drawing, make believe, etc.) as being fundamental for the written development. This general reflection makes a big effort towards a necessity in reviewing the educational debate, regarding the traditional and mechanist tendency in the pedagogical treatment of this matter. Undoubtedly, the focus on the literacy practices brings about new possibilities of comprehension about the writing appropriation process along childhood education. However, the conceptual discussion needs to advance towards guaranteeing a greater visibility to the exploration of the diverse infantile symbolization processes (whether systemized or not) and their relationship with writing, especially, the body's participation (herein) understood in its semiotic statute.Este artículo se basea en el enfoque histórico-cultural para discutir el papel del cuerpo en la adquisición del lenguaje escrito. Con este fin, parte de las contribuciones de Lev Vigotski Seminovich en la centralidad de los procesos de simbolización en la edad pre-escolar fundamental para el desarrollo de la escritura. Esta reflexión se desarrolla generalmente en el sentido de la necesidad de revisar el debate educativo, de acuerdo con la tendencia tradicional para tratar la cuestión pedagógica y mecanicista. Sin dudas, el enfoque en las prácticas de alfabetización ofrece nuevas posibilidades para la comprensión del proceso de apropiación de la escritura, sobre la educación infantil. Así, la discusión conceptual tiene que avanzar hacia una mayor visibilidad para asegurar el funcionamiento de los distintos procesos de simbolización del niño y su relación con la escritura, especialmente la participación del cuerpo comprendido en el estado de semiótica.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T05:00:31Z2017-12-07T05:00:31Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007Psicologia em Estudo - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marina Teixeira Mendes de SouzaSilva, Daniele Nunes Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/28509Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita The body that writes : conceptual regards about writing acquisition El cuerpo que escribe : consideraciones conceptuales sobre la adquisición de la escritura |
title |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
spellingShingle |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza Corpo Letramento Crianças |
title_short |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
title_full |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
title_fullStr |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
title_full_unstemmed |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
title_sort |
O corpo que escreve : considerações conceituais sobre aquisição da escrita |
author |
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza |
author_facet |
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza Silva, Daniele Nunes Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Daniele Nunes Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marina Teixeira Mendes de Souza Silva, Daniele Nunes Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Letramento Crianças |
topic |
Corpo Letramento Crianças |
description |
O presente artigo apoia-se na abordagem histórico-cultural para discutir o papel do corpo no processo de aquisição da língua escrita. Para tanto, parte das contribuições de Lev Seminovich Vigotski sobre a centralidade dos processos de simbolização correntes na idade pré-escolar (o desenho, o faz-de-conta, etc.), tidas como fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Essa reflexão geral desdobra-se na direção de uma necessidade de revisão do debate educacional, em função de uma tendência tradicional e mecanicista no tratamento pedagógico da questão. Sem dúvida, o foco nas práticas de letramento traz novas possibilidades de compreensão sobre o processo de apropriação da escrita ao longo da educação infantil; no entanto, a discussão conceitual precisa avançar para garantir maior visibilidade à exploração dos diversos processos de simbolização infantil (sistematizados ou não sistematizados) e sua relação com a escrita, especialmente a participação do corpo (aqui) entendido em seu estatuto semiótico. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2017-12-07T05:00:31Z 2017-12-07T05:00:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007 |
identifier_str_mv |
COSTA, Marina Teixeira Mendes de Souza; SILVA, Daniele Nunes Henrique. O corpo que escreve: considerações conceituais sobre aquisição da escrita. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 55-62, jan./mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000100007. Acesso em: 28 set. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28509 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508336473702400 |