Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743 |
Resumo: | A educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva. |
id |
UNB_dc08f516373d415964e32a1ae64ce67c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30368 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professoresCollective construction of rural inclusive education : reflections on an experience in teacher educationProfessores - formaçãoEducação do campoPráticas reflexivasEducação inclusivaA educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva.Rural education is the result of the transformation of values and practices in civil society presented as a policy of the rural social movement. In this paper, we explore the proposal of inclusive rural education based on a study conducted in a teacher education course on that topic. Rural education is an open space to work on inclusive education ideas, since its practices are guided by a non-traditional model of education that values the subjects involved in the process. This teacher education work was guided by reflection on the topic in four meetings conducted for the Master’s research of one of the authors. In this article, we analyze the discussions and discourses of the second meeting, since it was the beginning of the construction of a reflective space open to possibilities. The reflection of future educators on issues that they will deal with in classroom appeared as a very interesting point for collective construction in undergraduate courses in rural education and for a real and contextualized possibility of inclusive rural education.Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo2017-12-07T05:18:48Z2017-12-07T05:18:48Z2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743Educação e Pesquisa - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Juliana CrespoPulino, Lucia Helena Cavasin ZabottoBarbato, MarianaPedroza, Regina Lucia Sucupiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/30368Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores Collective construction of rural inclusive education : reflections on an experience in teacher education |
title |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
spellingShingle |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores Lopes, Juliana Crespo Professores - formação Educação do campo Práticas reflexivas Educação inclusiva |
title_short |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
title_full |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
title_fullStr |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
title_sort |
Construções coletivas em educação do campo inclusiva : reflexões sobre uma experiência na formação de professores |
author |
Lopes, Juliana Crespo |
author_facet |
Lopes, Juliana Crespo Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto Barbato, Mariana Pedroza, Regina Lucia Sucupira |
author_role |
author |
author2 |
Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto Barbato, Mariana Pedroza, Regina Lucia Sucupira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Juliana Crespo Pulino, Lucia Helena Cavasin Zabotto Barbato, Mariana Pedroza, Regina Lucia Sucupira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Educação do campo Práticas reflexivas Educação inclusiva |
topic |
Professores - formação Educação do campo Práticas reflexivas Educação inclusiva |
description |
A educação do campo é resultado de um processo de transformação de valores e práticas na sociedade civil na forma de política do movimento social do campo. Neste artigo, exploramos a proposta de uma educação do campo inclusiva através de uma pesquisa realizada em um curso de formação de professores sobre o tema. A educação do campo se apresenta como um espaço aberto para trabalhar ideias sobre educação inclusiva, uma vez que pauta suas práticas em uma educação que saia dos moldes tradicionais e que valorize os sujeitos envolvidos. O trabalho de formação de professores realizado foi pautado em práticas reflexivas sobre o tema, em quatro encontros para uma pesquisa de mestrado de uma das autoras. Para este artigo, optamos por analisar as discussões e falas que emergiram durante o segundo encontro, uma vez que este foi o início do processo de construção de um espaço reflexivo aberto a possibilidades. A reflexão de futuros educadores sobre as questões com as quais irão lidar em sala de aula apareceu como um ponto bastante interessante para que seja realizada uma construção coletiva em cursos de licenciatura em educação do campo e se elabore uma possibilidade real e contextualizada de uma educação do campo inclusiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07 2017-12-07T05:18:48Z 2017-12-07T05:18:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743 |
identifier_str_mv |
LOPES, Juliana Crespo et al. Construções coletivas em educação do campo inclusiva: reflexões sobre uma experiência na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 607-623, jul./set. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022016000300607&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 dez. 2017. Epub Apr 01, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30368 http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022016144743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508221682941952 |