Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okada, Sionara Ioco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21082
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21082
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
id UNB_dc35d3cba3ddb3606f9802fe3f7e614c
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/21082
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Okada, Sionara IocoPorto, Rafael Barreiros2016-07-30T11:44:18Z2016-07-30T11:44:18Z2016-07-302016-03-28OKADA, Sionara Ioco. Comportamento do consumidor Cross Channel: características, benefícios e processos condicionais às compras. 2016. xii, 111 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21082http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21082Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.O crescimento da utilização de múltiplos canais online e off-line em processos de compra vem acelerando uma nova dinâmica na cadeia do varejo devido à mudança de hábitos de mobilidade dos consumidores e com reflexos em seus comportamentos de compra. Esta tese desenvolve e incorpora à literatura de varejo multicanal/Ominichannel três estudos teórico-empíricos. O primeiro estudo propõe uma revisão teórica sobre o comportamento Cross Channel de compra, que se insere na transição do varejo multicanal para o varejo Ominichannel. A revisão proposta também contempla um modelo comportamental para a explicação do comportamento Cross Channel e seus benefícios percebidos. Ao final se propõe uma agenda de pesquisa para nortear estudos futuros. O segundo estudo teve como objetivos, desenvolver uma escala semântica de conteúdo sobre o comportamento Cross Channel de compra e seus benefícios percebidos utilitários/simbólicos e demonstrar evidências de validação estatística. Foram testados três constructos latentes do comportamento Cross Channel de compra e quatro constructos de benefícios percebidos com fatores de primeira, segunda e terceira ordem. Os resultados da validação da escala e testes de validade indicaram que todos os constructos e variáveis observadas tem validade convergente, validade discriminante e são confiáveis. Os achados permitiram utilizar a escala proposta para verificar se o comportamento Cross Channel realizado por meio de Internet Móvel afeta a frequência de compra nos canais online e off-line. O terceiro estudo visou testar os efeitos mediadores-moderadores do comportamento Cross Channel de compra entre a posse e uso de dispositivos móveis e a frequência de compras em multicanais, considerando o tipo de bem comprado e os benefícios utilitários e informativos. O estudo utilizou método quasi-experimental em uma simulação de compra aplicada a dois grupos de consumidores. A pesquisa do tipo survey considerou uma amostra não aleatória da população brasileira. Os dados obtidos e analisados por Modelagem de Equações Estruturais indicaram evidências do efeito mediador-moderador do CCC entre a posse de dispositivos móveis e a frequência de compra nos canais online (móvel) e off-line, considerando o tipo de bem comprado. A relevância dos três estudos diz respeito às contribuições teórico-empíricas que se relacionam com: i) o avanço do conhecimento na área de estudos do varejo multicanal em evolução para o varejo Ominichannel; ii) o desenvolvimento e validação de uma escala psicométrica para mensurar o CCC e seus benefícios percebidos e; iii) a realização de um quasi-experimento que testou uma modelagem complexa do comportamento de compra do consumidor brasileiro utilizando processos condicionais.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Administração (FACE ADM)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessComportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às comprasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisComportamento do consumidorCompraConsumidoresporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_SionaraIocoOkada.pdf2016_SionaraIocoOkada.pdfapplication/pdf2125185http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21082/1/2016_SionaraIocoOkada.pdfca3f34a2402f255c28cdfa44525448a3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain767http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21082/2/license.txt8961755e34704fa5113d702f6b012dd1MD52open access10482/210822023-11-28 17:26:47.778open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/21082TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEFsYsOibmlhIEPDqXphciBkZSBNZWxvIChhbGJhbmlhQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTYtMDYtMTBUMTQ6MTM6NDFaIChHTVQpOgoKQSBjb25jZXNzw6NvIGRhIGxpY2Vuw6dhIGRlc3RlIGl0ZW0gcmVmZXJlLXNlIGFvIHRlcm1vIGRlIGF1dG9yaXphw6fDo28gaW1wcmVzc28gYXNzaW5hZG8gDQpwZWxvIGF1dG9yIGNvbSBhcyBzZWd1aW50ZXMgY29uZGnDp8O1ZXM6DQoNCk5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYQ0KIGUgbyBJQklDVCBhIGRpc3BvbmliaWxpemFyIHBvciBtZWlvIGRvcyBzaXRlcyB3d3cuYmNlLnVuYi5iciwgd3d3LmliaWN0LmJyLA0KIGh0dHA6Ly9oZXJjdWxlcy52dGxzLmNvbS9jZ2ktYmluL25kbHRkL2NoYW1lbGVvbj9sbmc9cHQmc2tpbj1uZGx0ZCBzZW0gcmVzc2FyY2ltZW50byBkb3MgDQpkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBuwrogOTYxMC85OCwgbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCBkYSBvYnJhIGRpc3BvbmliaWxpemFkYSwNCiBjb25mb3JtZSBwZXJtaXNzw7VlcyBhc3NpbmFsYWRhcywgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgYSB0w610dWxvIGRlIA0KZGl2dWxnYcOnw6NvIGRhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgYnJhc2lsZWlyYSwgYSBwYXJ0aXIgZGVzdGEgZGF0YS4=Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-28T20:26:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
title Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
spellingShingle Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
Okada, Sionara Ioco
Comportamento do consumidor
Compra
Consumidores
title_short Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
title_full Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
title_fullStr Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
title_full_unstemmed Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
title_sort Comportamento do consumidor Cross Channel : características, benefícios e processos condicionais às compras
author Okada, Sionara Ioco
author_facet Okada, Sionara Ioco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Okada, Sionara Ioco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Compra
Consumidores
topic Comportamento do consumidor
Compra
Consumidores
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-30T11:44:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-30T11:44:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OKADA, Sionara Ioco. Comportamento do consumidor Cross Channel: características, benefícios e processos condicionais às compras. 2016. xii, 111 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/21082
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21082
identifier_str_mv OKADA, Sionara Ioco. Comportamento do consumidor Cross Channel: características, benefícios e processos condicionais às compras. 2016. xii, 111 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21082
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21082/1/2016_SionaraIocoOkada.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/21082/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca3f34a2402f255c28cdfa44525448a3
8961755e34704fa5113d702f6b012dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573527336452096