O comportamento de compra do consumidor: análise do processo de decisão de compra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2960 |
Resumo: | O campo do comportamento do consumidor é uma área que evolui ao longo do tempo, com base nas mudanças que ocorrem na sociedade ao nível económico, sociocultural e tecnológico, sendo por isso importante para a sociedade em geral conhecer o processo de decisão de compra dos consumidores e os factores que influenciam esse processo para uma melhor compreensão e actuação no mercado. O objectivo geral da dissertação é desenvolver o conhecimento e a compreensão do comportamento de compra do consumidor, o qual será feito numa primeira parte através de uma revisão bibliográfica e numa segunda parte através da realização de uma pesquisa empírica. O presente trabalho de investigação tem uma natureza exploratória, o método utilizado será a análise qualitativa, através da realização de entrevistas. A amostra é constituída por 10 consumidores, seleccionados por um processo de amostragem de conveniência, respeitando apenas o critério de serem aqueles que habitualmente fazem as compras para o lar. Como seria de esperar, verificou-se que os consumidores despenderam a maior quantia de dinheiro nas principais categorias de produtos alimentares, tais como mercado de frescos, lacticínios e mercearia, contudo foi possível detectar diferenças nas outras categorias e nas prioridades em termos de marcas. No que se refere ao processo de decisão dos produtos, constatou-se que o principal factor que mais influencia a selecção dos mesmos é o preço, seguido das promoções, sendo que a marca é um factor que não é importante na selecção e aquisição dos produtos. Os resultados finais mostraram que não é possível fazer previsões acerca do comportamento do consumidor ao longo do processo de decisão de compra, pois só metade dos consumidores entrevistados adquiriu todos os produtos que inicialmente tinha como intenção de compra. |
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O comportamento de compra do consumidor: análise do processo de decisão de compraConsumidores - Comportamento - CompraO campo do comportamento do consumidor é uma área que evolui ao longo do tempo, com base nas mudanças que ocorrem na sociedade ao nível económico, sociocultural e tecnológico, sendo por isso importante para a sociedade em geral conhecer o processo de decisão de compra dos consumidores e os factores que influenciam esse processo para uma melhor compreensão e actuação no mercado. O objectivo geral da dissertação é desenvolver o conhecimento e a compreensão do comportamento de compra do consumidor, o qual será feito numa primeira parte através de uma revisão bibliográfica e numa segunda parte através da realização de uma pesquisa empírica. O presente trabalho de investigação tem uma natureza exploratória, o método utilizado será a análise qualitativa, através da realização de entrevistas. A amostra é constituída por 10 consumidores, seleccionados por um processo de amostragem de conveniência, respeitando apenas o critério de serem aqueles que habitualmente fazem as compras para o lar. Como seria de esperar, verificou-se que os consumidores despenderam a maior quantia de dinheiro nas principais categorias de produtos alimentares, tais como mercado de frescos, lacticínios e mercearia, contudo foi possível detectar diferenças nas outras categorias e nas prioridades em termos de marcas. No que se refere ao processo de decisão dos produtos, constatou-se que o principal factor que mais influencia a selecção dos mesmos é o preço, seguido das promoções, sendo que a marca é um factor que não é importante na selecção e aquisição dos produtos. Os resultados finais mostraram que não é possível fazer previsões acerca do comportamento do consumidor ao longo do processo de decisão de compra, pois só metade dos consumidores entrevistados adquiriu todos os produtos que inicialmente tinha como intenção de compra.The field of consumer behavior is an area that evolves along the time, based on the changes that take place in the society at economical, socio-cultural and technological level, therefore is important for society to understand the buyer behavior process and the factors that influence it and acting in the market. The general objective of the dissertation is to develop the knowledge and the understanding of consumer buyer behavior what will be done through a theoretical research and in a second part through an qualitative empirical study. The present work of investigation has an exploratory nature and the research method will be qualitative. The sample is composed by 10 consumers which were selected by a process of convenience sampling. As expected, it was found that consumers spent the greatest amount of money in major categories of food such as fresh market, grocery and dairy products, however it was possible to detect differences in other categories and in the priorities in terms of marks. In what it refers to the decision making process, it was noticed that the factor that most influences the selection of is the price, followed by promotions. This research suggests that brand is a factor that is not important in the selection and purchase of products. The results showed that it is not possible to make predictions about the consumer behavior about the process of purchase, because only half of interviewed consumers bought all the products what it initially had the intention to purchase.Duarte, Paulo Alexandre de OliveirauBibliorumCesário, Sandra da Silva Patrício2015-02-02T18:20:48Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:12Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:31.154399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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