Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gilmar da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9028
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2007.
id UNB_dda2b6dd6844788e76278f261d50efb8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9028
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médioCiênciaEnsino médioDissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2007.Neste trabalho, foi realizada uma investigação que teve por objetivo verificar se a utilização de mapas conceituais no ensino de conceitos da Calorimetria é uma estratégia eficiente para a promoção e avaliação da aprendizagem significativa, em nível de Ensino Médio. Foi identificado, o nível das evidências de aprendizagem apresentado pelos alunos em três momentos distintos (no início, durante e após a apresentação da Calorimetria), através de análise comparativa dos mapas conceituais construídos pelos estudantes. A análise dos resultados obtidos nos permite afirmar que, embora apresente algumas dificuldades, inerentes Às características do instrumento, a estratégia dos mapas conceituais se mostrou eficiente na promoção e avaliação a aprendizagem significativa desse corpo de conceitos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this work, an inquiry that had for objective to verify if the use of conceptual maps in the education of concepts of the Calorimetry is an efficient strategy for the promotion and evaluation of the significant learning, in level of high school was carried through. It was identified, the level of the evidences of learning presented for the pupils at three distinct moments (at the beginning, during and after the presentation of the Calorimetry), through comparative analysis of the conceptual maps constructed by the students. The analysis of the results gotten allows in them to affirm that, even so it presents some difficulties, inherent to the characteristics of the instrument, the strategy of the conceptual maps if showed efficient in the promotion and evaluation the significant learning of this body of concepts.Sousa, Célia Maria Soares Gomes deSilva, Gilmar da2011-07-13T12:06:21Z2011-07-13T12:06:21Z2011-07-132007-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Gilmar da. Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio. 2007. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9028info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/9028Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
title Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
spellingShingle Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
Silva, Gilmar da
Ciência
Ensino médio
title_short Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
title_full Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
title_fullStr Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
title_full_unstemmed Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
title_sort Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio
author Silva, Gilmar da
author_facet Silva, Gilmar da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Célia Maria Soares Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gilmar da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Ensino médio
topic Ciência
Ensino médio
description Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-17
2011-07-13T12:06:21Z
2011-07-13T12:06:21Z
2011-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gilmar da. Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio. 2007. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9028
identifier_str_mv SILVA, Gilmar da. Mapas conceituais como instrumentos de promoção e avaliação da aprendizagem significativa de conceitos de calorimetria, em nível médio. 2007. 213 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508291909222400