As abordagens market-driven e market-driving de orientação para o mercado e inovação : proposição de um modelo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Valter Afonso
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Zancan, Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28145
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112011000200007
Resumo: Direcionamentos recentes da teoria de orientação para o mercado têm apontado para a natureza eminentemente reativa das estratégias relacionadas. Argumenta-se que a abordagem tradicional - market-driven - seja excessivamente determinista e de forte conotação adaptativa perante o ambiente externo. Essa visão passa a ser complementada por uma nova perspectiva - market-driving -, pressupondo a possibilidade de que as estruturas e o comportamento do mercado possam ser modelados pelas organizações. Entretanto, ainda são incipientes os esforços na construção de um modelo de referência que possa nortear futuras pesquisas no âmbito dessa estratégia. É nessa problemática que se insere o objetivo do presente trabalho, em vistas de apresentar um modelo teórico e proposições de pesquisa sobre o tema, baseados em intensiva revisão de literatura. Como conclusão, o modelo construído permite vislumbrar os antecedentes da estratégia market-driving, suas respectivas ações de implementação e variáveis correlatas. Também se verifica a natureza complementar dessa abordagem em relação à postura tradicional de orientação. Ao final, apresentam-se as implicações acadêmicas e gerenciais do presente estudo, bem como a agenda para pesquisas futuras.
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spelling As abordagens market-driven e market-driving de orientação para o mercado e inovação : proposição de um modelo integradoMarket-driving strategy for market orientation : a theoretical model and suggestions for researchEstratégiaMercadoDirecionamentos recentes da teoria de orientação para o mercado têm apontado para a natureza eminentemente reativa das estratégias relacionadas. Argumenta-se que a abordagem tradicional - market-driven - seja excessivamente determinista e de forte conotação adaptativa perante o ambiente externo. Essa visão passa a ser complementada por uma nova perspectiva - market-driving -, pressupondo a possibilidade de que as estruturas e o comportamento do mercado possam ser modelados pelas organizações. Entretanto, ainda são incipientes os esforços na construção de um modelo de referência que possa nortear futuras pesquisas no âmbito dessa estratégia. É nessa problemática que se insere o objetivo do presente trabalho, em vistas de apresentar um modelo teórico e proposições de pesquisa sobre o tema, baseados em intensiva revisão de literatura. Como conclusão, o modelo construído permite vislumbrar os antecedentes da estratégia market-driving, suas respectivas ações de implementação e variáveis correlatas. Também se verifica a natureza complementar dessa abordagem em relação à postura tradicional de orientação. Ao final, apresentam-se as implicações acadêmicas e gerenciais do presente estudo, bem como a agenda para pesquisas futuras.Recent developments in the market orientation theory have been indicating for the reactive nature of the related strategies. It argues that the traditional approach, market-driven, is excessively determinism and of strong adaptative connotation in front of external atmosphere. That vision becomes complemented by a new perspective, market-driving, presupposing that the market structures and its behavior can be modeled by the organizations. However, this theory is still incipient in the construction of a reference model that can orientate future research using that strategy. This paper looks for fulfill this gap by presenting a theoretical model and some research propositions on the theme, based on intensive literature review. As conclusion, the model allows to analyze the antecedents of the market-driving strategy, review some actions to be implemented and verify correlated variables. The complementally nature of that approach is also verified in relation to the traditional posture of orientation. At the end, some academic and managerial implications as discussed, as well as, the agenda for future research.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoEscola de Administração da UFRGS2017-12-07T04:56:45Z2017-12-07T04:56:45Z2011-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIEIRA, Valter Afonso; ZANCAN, Claudio. As abordagens market-driven e market-driving de orientação para o mercado e inovação: proposição de um modelo integrado. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 17, n. 2, p. 480-501, maio/ago. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-23112011000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/read/a/jjGX5zbFsDmT8rqqzSdg6mh/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28145https://dx.doi.org/10.1590/S1413-23112011000200007REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/read/a/jjGX5zbFsDmT8rqqzSdg6mh/?lang=pt#. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Valter AfonsoZancan, Claudioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T17:13:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/28145Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T17:13:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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