Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hamilton Vieira de
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.
id UNB_dfc8233bdafc8bcbe2bc04b6ce4e04b5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/31006
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DFBibliotecas escolaresPlanejamento educacionalEscolas públicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.Estudo descritivo sobre a participação dos responsáveis por bibliotecas escolares no planejamento do processo educativo em escolas públicas de quinta a oitava séries em Brasília - DF”. Utiliza a metodologia de estudo de caso e através de observação simples e aplicação de entrevistas levanta as opiniões dos segmentos profissionais que atuam na escola para identificar os fatores que impedem ou dificultam tal participação. Confirma o pressuposto da não participação e conclui que a falta de uma prática consolidada de planejamento pedagógico participativo nas escolas decorre de fatores de ordem administrativa, política e de cultura institucional, não cabendo atribui-la a fatores isolados.Descriptive study on the participation of the people responsible for school libraries in the planning of the educational process in public schools from the fifth to the eighth series in Brasilia - DF. It adopts the methodology of case study, and through simple observation and application of interviews gathers the opinions of the professional segments who act in the school to identify the factors that hamper such participation. It confirms the presumed non participation, and concludes that the lack of a consolidated practice of participative pedagogical planning regarding the schools, derives from factors of an administrative and political order, and from institutional culture, which prevents one from attributing it (non participation) to isolated factors.Suaiden, Emir JoséOliveira, Hamilton Vieira de2018-01-07T12:14:50Z2018-01-07T12:14:50Z1999-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF. 1999. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:54:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/31006Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:54:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
title Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
spellingShingle Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
Oliveira, Hamilton Vieira de
Bibliotecas escolares
Planejamento educacional
Escolas públicas
title_short Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
title_full Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
title_fullStr Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
title_full_unstemmed Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
title_sort Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
author Oliveira, Hamilton Vieira de
author_facet Oliveira, Hamilton Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suaiden, Emir José
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hamilton Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Planejamento educacional
Escolas públicas
topic Bibliotecas escolares
Planejamento educacional
Escolas públicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-18
2018-01-07T12:14:50Z
2018-01-07T12:14:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF. 1999. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF. 1999. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580719754280960