Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Cristina de Jesus
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Weberson Campos, Fraz, Joeanne Neves, Moreira, Geraldo Eustáquio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402
https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646
Resumo: Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.
id UNB_e026b5a5f8270b74d59146f488091d70
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42145
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemáticaTechnologies and remote work in pandemic times : conceptions, challenges and perspectives of teachers who teach mathematicsTecnologías y trabajo a distancia en tiempos de pandemia : concepciones, desafíos y perspectivas de los profesores que enseñan matemáticasEpidemiasEnsino remotoTecnologias da informaçãoProfessores de matemáticaEste artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.This article aimed to verify whether the technological tools used in the development of remote teaching by mathematics teachers have been adequate to the current needs and what are the difficulties regarding the technology used in the teaching and learning process. The qualitative research with exploratory design had as participants 42 teachers from public schools in the Federal District who answered an open-ended questionnaire consisting of four questions. The results show us that teachers point out technical, pedagogical and social difficulties, but recognize the possibilities of using digital information and communication technologies and the need for continuing education.Este artículo tuvo como objetivo verificar si las herramientas tecnológicas utilizadas en el desarrollo de la enseñanza a distancia por parte de los profesores que enseñan matemáticas han sido adecuadas a las necesidades actuales y cuáles son las dificultades en cuanto a la tecnología utilizada en el proceso de la enseñanza y aprendizaje. La investigación cualitativa de carácter exploratorio tuvo como participantes a 42 profesores de escuelas públicas del Distrito Federal que respondieron a un cuestionario abierto que constaba de cuatro preguntas. Los resultados nos muestran que los profesores señalan dificultades técnicas, pedagógicas y sociales, pero reconocen las posibilidades de utilizar las tecnologías digitales de la información y la comunicación en sus clases y la necesidad de una formación continua.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Lavras, Departamento de Educação2021-10-18T15:19:55Z2021-10-18T15:19:55Z2021-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646InglêsporCopyright (c) 2021 Devir Educação - (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Cristina de JesusFerreira, Weberson CamposFraz, Joeanne NevesMoreira, Geraldo Eustáquioreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/42145Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
Technologies and remote work in pandemic times : conceptions, challenges and perspectives of teachers who teach mathematics
Tecnologías y trabajo a distancia en tiempos de pandemia : concepciones, desafíos y perspectivas de los profesores que enseñan matemáticas
title Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
spellingShingle Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
Teixeira, Cristina de Jesus
Epidemias
Ensino remoto
Tecnologias da informação
Professores de matemática
title_short Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
title_full Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
title_fullStr Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
title_full_unstemmed Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
title_sort Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
author Teixeira, Cristina de Jesus
author_facet Teixeira, Cristina de Jesus
Ferreira, Weberson Campos
Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
author_role author
author2 Ferreira, Weberson Campos
Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Cristina de Jesus
Ferreira, Weberson Campos
Fraz, Joeanne Neves
Moreira, Geraldo Eustáquio
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemias
Ensino remoto
Tecnologias da informação
Professores de matemática
topic Epidemias
Ensino remoto
Tecnologias da informação
Professores de matemática
description Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18T15:19:55Z
2021-10-18T15:19:55Z
2021-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402
https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646
identifier_str_mv TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145
https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402
https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735
https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646
dc.language.iso.fl_str_mv Inglês
por
language_invalid_str_mv Inglês
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508313990135808