Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145 https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402 https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735 https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004 https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769 https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada. |
id |
UNB_e026b5a5f8270b74d59146f488091d70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/42145 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemáticaTechnologies and remote work in pandemic times : conceptions, challenges and perspectives of teachers who teach mathematicsTecnologías y trabajo a distancia en tiempos de pandemia : concepciones, desafíos y perspectivas de los profesores que enseñan matemáticasEpidemiasEnsino remotoTecnologias da informaçãoProfessores de matemáticaEste artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada.This article aimed to verify whether the technological tools used in the development of remote teaching by mathematics teachers have been adequate to the current needs and what are the difficulties regarding the technology used in the teaching and learning process. The qualitative research with exploratory design had as participants 42 teachers from public schools in the Federal District who answered an open-ended questionnaire consisting of four questions. The results show us that teachers point out technical, pedagogical and social difficulties, but recognize the possibilities of using digital information and communication technologies and the need for continuing education.Este artículo tuvo como objetivo verificar si las herramientas tecnológicas utilizadas en el desarrollo de la enseñanza a distancia por parte de los profesores que enseñan matemáticas han sido adecuadas a las necesidades actuales y cuáles son las dificultades en cuanto a la tecnología utilizada en el proceso de la enseñanza y aprendizaje. La investigación cualitativa de carácter exploratorio tuvo como participantes a 42 profesores de escuelas públicas del Distrito Federal que respondieron a un cuestionario abierto que constaba de cuatro preguntas. Los resultados nos muestran que los profesores señalan dificultades técnicas, pedagógicas y sociales, pero reconocen las posibilidades de utilizar las tecnologías digitales de la información y la comunicación en sus clases y la necesidad de una formación continua.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal de Lavras, Departamento de Educação2021-10-18T15:19:55Z2021-10-18T15:19:55Z2021-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646InglêsporCopyright (c) 2021 Devir Educação - (CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Cristina de JesusFerreira, Weberson CamposFraz, Joeanne NevesMoreira, Geraldo Eustáquioreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/42145Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática Technologies and remote work in pandemic times : conceptions, challenges and perspectives of teachers who teach mathematics Tecnologías y trabajo a distancia en tiempos de pandemia : concepciones, desafíos y perspectivas de los profesores que enseñan matemáticas |
title |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
spellingShingle |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática Teixeira, Cristina de Jesus Epidemias Ensino remoto Tecnologias da informação Professores de matemática |
title_short |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
title_full |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
title_fullStr |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
title_sort |
Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia : concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática |
author |
Teixeira, Cristina de Jesus |
author_facet |
Teixeira, Cristina de Jesus Ferreira, Weberson Campos Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Weberson Campos Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cristina de Jesus Ferreira, Weberson Campos Fraz, Joeanne Neves Moreira, Geraldo Eustáquio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epidemias Ensino remoto Tecnologias da informação Professores de matemática |
topic |
Epidemias Ensino remoto Tecnologias da informação Professores de matemática |
description |
Este artigo teve como objetivo verificar se as ferramentas tecnológicas utilizadas no desenvolvimento do ensino remoto pelos/as professores/as que ensinam matemática têm se mostrado adequadas frente às necessidades atuais e quais as dificuldades em relação à tecnologia despendida no processo de ensino. A pesquisa qualitativa de cunho exploratório teve como participantes 42 professores/as de escolas públicas do Distrito Federal que responderam a um questionário contendo quatro perguntas. Os resultados nos mostram que os/as docentes apontam dificuldades de ordem técnica, pedagógica e social, mas reconhecem as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação em suas aulas e a necessidade da formação continuada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-18T15:19:55Z 2021-10-18T15:19:55Z 2021-09-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145 https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402 https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735 https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004 https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769 https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Cristina de Jesus; FERREIRA, Weberson Campos; FRAZ, Joeanne Neves; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tecnologias e trabalho remoto em tempos de pandemia: concepções, desafios e perspectivas de professores que ensinam matemática. Devir Educação, Lavras - MG, ed. esp., p. 118-140, 18 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/402. Acesso em: 18 out. 2021. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42145 https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.402 https://orcid.org/ 0000-0001-8174-3735 https://orcid.org/ 0000-0002-3077-1004 https://orcid.org/ 0000-0001-8623-3769 https://orcid.org/ 0000-0002-1455-6646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Inglês por |
language_invalid_str_mv |
Inglês |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras, Departamento de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508313990135808 |