A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Ana Maria Orofino
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077
https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013
Resumo: Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.
id UNB_e226f3a287a2affc798da915edc801eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29077
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprendeThe self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learnsSujeito (Psicologia)SubjetividadeEducaçãoSaúdeEnsino a distânciaEste artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação2017-12-07T05:04:59Z2017-12-07T05:04:59Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013Educação & Realidade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ana Maria OrofinoCerqueira, Teresa Cristina Siqueiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:30:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/29077Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:30:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
The self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learns
title A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
spellingShingle A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
Teles, Ana Maria Orofino
Sujeito (Psicologia)
Subjetividade
Educação
Saúde
Ensino a distância
title_short A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
title_full A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
title_fullStr A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
title_full_unstemmed A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
title_sort A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
author Teles, Ana Maria Orofino
author_facet Teles, Ana Maria Orofino
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author_role author
author2 Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Ana Maria Orofino
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Sujeito (Psicologia)
Subjetividade
Educação
Saúde
Ensino a distância
topic Sujeito (Psicologia)
Subjetividade
Educação
Saúde
Ensino a distância
description Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09
2017-12-07T05:04:59Z
2017-12-07T05:04:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077
https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013
identifier_str_mv TELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077
https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580825171820544