A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077 https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013 |
Resumo: | Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito. |
id |
UNB_e226f3a287a2affc798da915edc801eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29077 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprendeThe self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learnsSujeito (Psicologia)SubjetividadeEducaçãoSaúdeEnsino a distânciaEste artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito.This paper aims to contribute with the development of pedagogical concepts that esteems the human subjectivity as a point of integration between symbolic, emotional, historic, current, conscious, unconscious, rational and irrational aspects. The theorical perspective used in this paper as a perception filter of the subjective processes was the cultural-historic theory of subjectivity, from González Rey. A constructive-interpretative investigation was done in an online course about health matters, based in a self-pedagogy that revealed some pedagogical stances to the learner's emergence as a subject.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação2017-12-07T05:04:59Z2017-12-07T05:04:59Z2013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013Educação & Realidade - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons.info:eu-repo/semantics/openAccessTeles, Ana Maria OrofinoCerqueira, Teresa Cristina Siqueiraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:30:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/29077Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:30:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende The self pedagogy : a discussion about the emergence of the subject who learns |
title |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
spellingShingle |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende Teles, Ana Maria Orofino Sujeito (Psicologia) Subjetividade Educação Saúde Ensino a distância |
title_short |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
title_full |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
title_fullStr |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
title_full_unstemmed |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
title_sort |
A pedagogia do si mesmo : debate sobre a emergência do sujeito que aprende |
author |
Teles, Ana Maria Orofino |
author_facet |
Teles, Ana Maria Orofino Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Ana Maria Orofino Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sujeito (Psicologia) Subjetividade Educação Saúde Ensino a distância |
topic |
Sujeito (Psicologia) Subjetividade Educação Saúde Ensino a distância |
description |
Este artigo busca contribuir com o desenvolvimento de conceitos pedagógicos que prestigiem a subjetividade humana como elemento de integração dos aspectos simbólicos, emocionais, históricos, atuais, conscientes, não conscientes, racionais e irracionais. A proposta teórica que aqui se utiliza como filtro de percepção dos processos subjetivos é a teoria da subjetividade cultural-histórica de González Rey. Fez-se uma investigação construtivo-interpretativa de um curso online, cujo tema era da área da saúde, que teve como estratégia uma pedagogia de si que revelou posturas pedagógicas relevantes para emergência do aprendiz como sujeito. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09 2017-12-07T05:04:59Z 2017-12-07T05:04:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077 https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013 |
identifier_str_mv |
TELES, Ana Maria Orofino; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. A pedagogia do si mesmo: debate sobre a emergência do sujeito que aprende. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 931-951, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000300013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 jul. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29077 https://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508310273982464 |