Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Edi Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17272
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
id UNB_e2ef0bfab7fecb3dd9e14a9a0d4b4f0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17272
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolarCoordenadores pedagógicosEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Práticas pedagógicasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.O objetivo deste estudo foi compreender a atuação e o alcance da ação do coordenador pedagógico em escolas públicas do Distrito Federal, tendo em vista identificar aspectos de sua legitimidade e fortalecimento no contexto escolar. Para isso, analisamos as concepções que os profissionais da escola tinham a respeito do papel e da função do Coordenador Pedagógico; os elementos que contribuem para a legitimidade e o fortalecimento do seu papel no espaço da escola; e as ações desenvolvidas por estes coordenadores pedagógicos e que se tornam efetivas no âmbito escolar. No desenvolvimento do estudo, fez-se uma aproximação com a abordagem histórico-cultural, na perspectiva da importância das relações sociais, aprendizagem e desenvolvimento humano, permeados pelo processo cultural, à luz de Vigotski1. Foi um estudo qualitativo referendado na Epistemologia Qualitativa de González Rey. No processo de construção das informações, acompanhamos os espaços de atuação dos coordenadores pedagógicos, semanalmente, em duas escolas de séries iniciais, da rede pública de ensino, de uma mesma região administrativa do Distrito Federal. Foram nossos colaboradores os coordenadores, professores, além dos gestores atuantes nessas escolas. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: observação direta, entrevista semiestruturada, completamento de frases, caderno de memórias e impressões, roda de interação e análise de documentos. Foi possível concluir que os colaboradores de pesquisa identificaram que os seguintes aspectos legitimam e fortalecem a coordenação pedagógica na escola: o protagonismo ao assumir a função de coordenador pedagógico e o que ele exige; o diálogo como potencializador do processo comunicativo e das relações; o planejamento e a articulação das ações pedagógicas; e, por fim, a atuação no processo avaliativo das escolas investigadas. Dessa forma, aparece a necessidade constante de se focar nesses aspectos se o que se quer é a efetivação da atuação desse profissional na escola, o que merece ser discutido de forma intensa dentro de cada escola. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe intention of this study is to understand the scope of work and the range of the pedagogical coordinator in Distrito Federal's public schools, in the view of identifying aspects of legitimacy and strengthening within the school context. Thereunto, we analyzed the conceptions school experts had about the role and function of the Pedagogical Coordinator, the elements that contribute to the legitimacy and strengthening of their purpose at school; and the actions developed by some coordinators that become effective in school range. In the study's development, there was an approximation with the historic-cultural approach, in the perspective of the importance of the social relations, apprenticeship and human development, through the cultural process, by Vigotski1¹.This is a qualitative study referenced by González Rey's Qualitative Epistemology. In the information construction process, we tracked the pedagogical coordinators' range of activity, weekly, in two basic level Public Schools, in the same administrative region in Distrito Federal. Our collaborators were the coordinators, teachers and managers acting in those schools. We had used as research tools: direct observation, semi structured interview, sentence filling in, memories' and impressions' notebook, documentary analysis and dynamics interaction. It was possible to conclude that the research collaborators identified the following aspects justify and fortify the Pedagogical Coordination at school: the empowerment when taking the post of Pedagogical Coordinator as what it demands; the speech as empowerers of the communicative and relations effectiveness' process; planning and articulation of pedagogical acts and eventually, the role evaluation process of the studied schools. Therefore, it appears that the constant necessity of focusing on these aspects if what we want is the acting effectiveness of this professional at school, what deserves to be discussed intensively in each school.Tacca, Maria Carmen Villela RosaPires, Edi Silva2014-12-08T15:05:13Z2014-12-08T15:05:13Z2014-12-082014-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPIRES, Edi Silva. Coordenador pedagógico: o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar. 2014. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17272A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/17272Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
title Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
spellingShingle Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
Pires, Edi Silva
Coordenadores pedagógicos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Práticas pedagógicas
title_short Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
title_full Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
title_fullStr Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
title_full_unstemmed Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
title_sort Coordenador pedagógico : o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar
author Pires, Edi Silva
author_facet Pires, Edi Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Edi Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenadores pedagógicos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Práticas pedagógicas
topic Coordenadores pedagógicos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Práticas pedagógicas
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-08T15:05:13Z
2014-12-08T15:05:13Z
2014-12-08
2014-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Edi Silva. Coordenador pedagógico: o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar. 2014. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17272
identifier_str_mv PIRES, Edi Silva. Coordenador pedagógico: o alcance da sua ação e aspectos de seu fortalecimento e legitimidade no contexto escolar. 2014. 204 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508367526232064