Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Rafael Tereso de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34636
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
id UNB_e3cb5e6e0274086864e1c55187d46cc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34636
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartasProposal of a UEPS to teach particle physics through card gamesEnsino de FísicaAprendizagem significativaUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)Partículas elementaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.Esta dissertação apresenta os resultados da produção e aplicação de uma sequencia didática fundamentada sob o formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). O desenvolvimento e a aplicação das atividades presentes neste trabalho deram-se a luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, preconizando que aquilo que o aluno já sabe é a componente mais importante que sustenta o processo de aprendizagem. As partículas elementares foram tomadas como suporte para as situações-problema, atividades desenvolvidas e aplicação dos jogos de cartas que possibilitaram analisar o modelo padrão, sua constituição, os conceitos físicos envolvidos e discutir temas relacionados com a formação dos hádrons. A análise dos dados obtidos reforça a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio através de iniciativas alternativas ao ensino tradicional desses tópicos e reafirma a potencialidade da aplicação de jogos na educação.This dissertation presents the results of the production and application of a didactic sequence based in the form of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS. The development and application of the activities present in this work gave rise to David Ausubel Significant Learning Theory, suggesting that what the student already knows is the most important component that sustains the learning process. The elementary particles were taken as support for problem situations, developed activities and application of card games that made it possible to analyze the standard model, its constitution, the physical concepts involved and discuss themes related to the formation of hadrons. The analysis of the obtained data reinforces the need to insert topics of Modern and Contemporary Physics in High School through alternative initiatives to the traditional teaching of these topics and reaffirms the potential of the application of games in education.Amorim, Ronni Geraldo Gomes deJesus, Rafael Tereso de2019-05-20T18:03:38Z2019-05-20T18:03:38Z2019-05-202018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfJESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34636A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/34636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
Proposal of a UEPS to teach particle physics through card games
title Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
spellingShingle Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
Jesus, Rafael Tereso de
Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Partículas elementares
title_short Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
title_full Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
title_fullStr Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
title_full_unstemmed Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
title_sort Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas
author Jesus, Rafael Tereso de
author_facet Jesus, Rafael Tereso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Rafael Tereso de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Partículas elementares
topic Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)
Partículas elementares
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2019-05-20T18:03:38Z
2019-05-20T18:03:38Z
2019-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34636
identifier_str_mv JESUS, Rafael Tereso de. Proposta de uma UEPS para ensinar física de partículas através de jogos de cartas. 2018. [138] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580867257466880