Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Couto, Roberto Vinícios Lessa do, Silva Filho, Olavo Leopoldino da, Paulucci, Laura, Monteiro, Fábio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157
http://orcid.org/0000-0003-4945-3169
http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
http://orcid.org/0000-0002-1041-6064
http://orcid.org/0000-0002-6597-5859
Resumo: A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
id UNB_e45f3e887822ed5d59f4d5a87f2794f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43483
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade GeralTeaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General RelativityFísica - estudo e ensinoAstronomiaTeoria da relatividade geralAprendizagem significativaA partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.From the analysis of an articulation between the cognitive perspectives of David Ausubel’s meaningful learning and the educational ones of the research communities present in Matthew Lipman’s philosophy program, this article discusses the development of an educational product on astronomy topics. The application was made in a third-year class of public high school in the Federal District. The classes were divided into four major themes: universal gravitation and the solar system; general relativity; black holes; and gravitational lenses. Diversified content, activities and approaches were mediated by digital educational technologies and the evaluations considered proficiency as levels of expression of the respective psychological and educational theories. The results revealed the students’ enthusiasm and interest in the proposed themes. It was also possible to verify indicators of the development of reasoning skills, concept formation, investigation, translation, and evidence of significant learning. Finally, it was possible to conclude that the insertion of themes related to astronomy and modern and contemporary physics are viable in high school, even in the precarious context of the public school, in contrast to the current physics curriculum, worn out and based mainly on classical and methodological approaches that are often diffuse.Sociedade Brasileira de Física2022-04-18T15:12:53Z2022-04-18T15:12:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157http://orcid.org/0000-0003-4945-3169http://orcid.org/0000-0001-8078-3065http://orcid.org/0000-0002-1041-6064http://orcid.org/0000-0002-6597-5859Ferreira, MarcelloCouto, Roberto Vinícios Lessa doSilva Filho, Olavo Leopoldino daPaulucci, LauraMonteiro, Fábio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/43483Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
Teaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General Relativity
title Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
spellingShingle Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
Ferreira, Marcello
Física - estudo e ensino
Astronomia
Teoria da relatividade geral
Aprendizagem significativa
title_short Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_full Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_fullStr Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_full_unstemmed Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_sort Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
Couto, Roberto Vinícios Lessa do
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Paulucci, Laura
Monteiro, Fábio Ferreira
author_role author
author2 Couto, Roberto Vinícios Lessa do
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Paulucci, Laura
Monteiro, Fábio Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Couto, Roberto Vinícios Lessa do
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Paulucci, Laura
Monteiro, Fábio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
Astronomia
Teoria da relatividade geral
Aprendizagem significativa
topic Física - estudo e ensino
Astronomia
Teoria da relatividade geral
Aprendizagem significativa
description A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-18T15:12:53Z
2022-04-18T15:12:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157
http://orcid.org/0000-0003-4945-3169
http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
http://orcid.org/0000-0002-1041-6064
http://orcid.org/0000-0002-6597-5859
identifier_str_mv FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483
https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157
http://orcid.org/0000-0003-4945-3169
http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
http://orcid.org/0000-0002-1041-6064
http://orcid.org/0000-0002-6597-5859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580908243156992