Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483 https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157 http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 http://orcid.org/0000-0002-1041-6064 http://orcid.org/0000-0002-6597-5859 |
Resumo: | A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas. |
id |
UNB_e45f3e887822ed5d59f4d5a87f2794f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43483 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade GeralTeaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General RelativityFísica - estudo e ensinoAstronomiaTeoria da relatividade geralAprendizagem significativaA partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.From the analysis of an articulation between the cognitive perspectives of David Ausubel’s meaningful learning and the educational ones of the research communities present in Matthew Lipman’s philosophy program, this article discusses the development of an educational product on astronomy topics. The application was made in a third-year class of public high school in the Federal District. The classes were divided into four major themes: universal gravitation and the solar system; general relativity; black holes; and gravitational lenses. Diversified content, activities and approaches were mediated by digital educational technologies and the evaluations considered proficiency as levels of expression of the respective psychological and educational theories. The results revealed the students’ enthusiasm and interest in the proposed themes. It was also possible to verify indicators of the development of reasoning skills, concept formation, investigation, translation, and evidence of significant learning. Finally, it was possible to conclude that the insertion of themes related to astronomy and modern and contemporary physics are viable in high school, even in the precarious context of the public school, in contrast to the current physics curriculum, worn out and based mainly on classical and methodological approaches that are often diffuse.Sociedade Brasileira de Física2022-04-18T15:12:53Z2022-04-18T15:12:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157http://orcid.org/0000-0003-4945-3169http://orcid.org/0000-0001-8078-3065http://orcid.org/0000-0002-1041-6064http://orcid.org/0000-0002-6597-5859Ferreira, MarcelloCouto, Roberto Vinícios Lessa doSilva Filho, Olavo Leopoldino daPaulucci, LauraMonteiro, Fábio Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:19:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/43483Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:19:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral Teaching astronomy : a didactic approach based on the Theory of General Relativity |
title |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
spellingShingle |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral Ferreira, Marcello Física - estudo e ensino Astronomia Teoria da relatividade geral Aprendizagem significativa |
title_short |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
title_full |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
title_fullStr |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
title_full_unstemmed |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
title_sort |
Ensino de astronomia : uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral |
author |
Ferreira, Marcello |
author_facet |
Ferreira, Marcello Couto, Roberto Vinícios Lessa do Silva Filho, Olavo Leopoldino da Paulucci, Laura Monteiro, Fábio Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Roberto Vinícios Lessa do Silva Filho, Olavo Leopoldino da Paulucci, Laura Monteiro, Fábio Ferreira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcello Couto, Roberto Vinícios Lessa do Silva Filho, Olavo Leopoldino da Paulucci, Laura Monteiro, Fábio Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino Astronomia Teoria da relatividade geral Aprendizagem significativa |
topic |
Física - estudo e ensino Astronomia Teoria da relatividade geral Aprendizagem significativa |
description |
A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados `a astronomia e `a física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-18T15:12:53Z 2022-04-18T15:12:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483 https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157 http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 http://orcid.org/0000-0002-1041-6064 http://orcid.org/0000-0002-6597-5859 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Marcello et al. Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 43, e20210157, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WnggT4dL8ycknxCZnSBvnDc/?lang=pt. Acesso em: 18 abr. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43483 https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0157 http://orcid.org/0000-0003-4945-3169 http://orcid.org/0000-0001-8078-3065 http://orcid.org/0000-0002-1041-6064 http://orcid.org/0000-0002-6597-5859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508392169865216 |