A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gontijo, Rejane Farias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14278
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_e4a57d72a743837e332e1ef3d269b312
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/14278
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolarAprendizagemRendimento escolar - avaliaçãoEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.O Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), é composto por psicólogos e pedagogos e destina-se a oferecer apoio técnico-pedagógico, tendo como objetivo contribuir para as conquistas das aprendizagens por todos os estudantes, com e sem necessidades educativas especiais, por meio de ações institucionais, preventivas e interventivas. O serviço é ofertado a todas as escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio. O SEAA visa conhecer as necessidades dos estudantes para intervir, alinhando-se à perspectiva da avaliação formativa. A pesquisa sobre a avaliação desenvolvida pelo SEAA ocorreu em 2012 com o objetivo de analisar como é realizado o processo de avaliação/intervenção pelo SEAA e quais suas repercussões no desempenho de estudantes em situação de “queixa escolar”. A investigação, de cunho qualitativo, apoiou-se em dois estudos de caso que aconteceram em duas Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do DF e contou com a participação de duas psicólogas e duas pedagogas, além das professoras e mães de dois estudantes encaminhados ao SEAA em situação de “queixa escolar”. Em função da natureza qualitativa da pesquisa, utilizamos procedimentos como a entrevista, a observação, a análise documental e o “completamento de frases”. As análises revelaram que o processo avaliativo/interventivo realizado pelo SEAA pode acontecer tanto na perspectiva formativa quanto na classificatória. Os dados apontaram a necessidade de o SEAA aprofundar estudos e análises quanto ao papel da avaliação formativa nas ações por ele conduzidas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe Specialized Service in Support of Learning (SEAA), at the public network schools of the Federal District (DF), is composed of psychologists and pedagogues and has the objective of providing technical-pedagogical support, in order to contribute to the learning conquests of all students , those with and those without special educational needs, by means of institutional, preventive and interventional actions. The service is offered to all schools from Child Education to Secondary School. The SEAA aims at getting to know the students´needs so as to intervene in alignment with the formative evaluation perspective. The research on the evaluation developed by SEAA took place in 2012, for the purpose of analyzing how the SEAA evaluation/intervention process was carried out and what repercussions there were in the performance of students in the condition of “school complaint”. This research, of a qualitative nature, was based on two case studies that were held by two Specialized Teams in Support of Learning (EEAA) at public network Elementary Schools – initial years – at the Federal District (DF) and counted on the participation of two psychologists and two pedagogues, in addition to the teachers and the mothers of two students forwarded to the SEAA, who were in a condition of “school complaint”. In view of the qualitative nature of the research, we used tools such as interviews, observation, document analysis and sentence completion . The analyses revealed that the evaluative/interventional process carried out by SEAA can happen both from the formative perspective as well as from the classifying one. The data have pointed out the need for the SEAA to deepen studies and analyses with regard to the role played by formative evaluation in the actions the organization performed.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVillas Boas, Benigna Maria de FreitasGontijo, Rejane Farias2013-10-07T15:49:09Z2013-10-07T15:49:09Z2013-10-072013-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONTIJO, Rejane Farias. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar. 2013. xiii, 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14278A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:37:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/14278Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:37:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
title A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
spellingShingle A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
Gontijo, Rejane Farias
Aprendizagem
Rendimento escolar - avaliação
Ensino fundamental
title_short A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
title_full A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
title_fullStr A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
title_full_unstemmed A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
title_sort A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar
author Gontijo, Rejane Farias
author_facet Gontijo, Rejane Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Boas, Benigna Maria de Freitas
dc.contributor.author.fl_str_mv Gontijo, Rejane Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Rendimento escolar - avaliação
Ensino fundamental
topic Aprendizagem
Rendimento escolar - avaliação
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-07T15:49:09Z
2013-10-07T15:49:09Z
2013-10-07
2013-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONTIJO, Rejane Farias. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar. 2013. xiii, 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14278
identifier_str_mv GONTIJO, Rejane Farias. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar. 2013. xiii, 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508181872705536