Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leandro Magalhães Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36077
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
id UNB_e64ceeb7abda4a7627cb9e48638432f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/36077
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitaisEconomia digitalConcentração de mercadoAquisição de empresasImposto digitalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.As discussões sobre a economia digital têm ganhado relevo na atual ordem econômica, fornecendo oportunidades para diminuição dos custos de transação e eliminação de intermediários. A economia digital é capaz de facilitar as trocas diretamente entre vendedores e compradores, porém os meios em que se fazem essas comunicações (plataformas) são, em geral, muito concentrados, deixando pouco espaço para que haja ganhos relativos nesse novo contexto internacional. O presente ensaio buscará identificar o que é a economia digital, caracterizando seus conceitos principais, bem como qualificar metodologicamente o que seria a concentração de mercado. Será, igualmente, apresentado um modelo de elaboração própria sobre as consequências de aquisição de empresas, assim como modelo econômico para representação de empresas da economia digital remuneradas por conteúdo patrocinado. O presente trabalho fará análise de dados, utilizando duas metodologias distintas, para mensurar e comparar a concentração de mercados em setores da economia digital em relação a setores mais tradicionais. Por fim, serão apresentadas conclusões sobre as principais características das empresas que operam na economia digital.The discussions on digital economy has picked up steam in the current economic order, giving space for decreasing costs and elimination of intermediaries. The digital economy can facilitate the exchanges between sellers and buyers, but their communication means (platforms) are, in general, very concentrated, leaving little space to relative gains in this new International context. The present work will try to identify what is the digital economy, characterizing its main concepts, as well as methodologically explain the concept of market concentration. This work will also propose a self-elaborated economic model on the consequences of firm acquisitions as well as an economic model for advertise based digital firms. This work will analyze data, using two different methodologies to compare and measure market concentration in sectors of the digital economy in relation to more traditional sectors. Lastly, it will be presented conclusions on the main characteristics of the companies that operate in the digital economy.Arbache Filho, Jorge SabaSousa, Leandro Magalhães Silva de2020-01-06T21:45:21Z2020-01-06T21:45:21Z2020-01-062019-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Leandro Magalhães Silva de. Concentração de mercados na economia digital: um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36077A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T18:32:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/36077Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T18:32:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
title Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
spellingShingle Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
Sousa, Leandro Magalhães Silva de
Economia digital
Concentração de mercado
Aquisição de empresas
Imposto digital
title_short Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
title_full Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
title_fullStr Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
title_full_unstemmed Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
title_sort Concentração de mercados na economia digital : um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais
author Sousa, Leandro Magalhães Silva de
author_facet Sousa, Leandro Magalhães Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arbache Filho, Jorge Saba
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Leandro Magalhães Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Economia digital
Concentração de mercado
Aquisição de empresas
Imposto digital
topic Economia digital
Concentração de mercado
Aquisição de empresas
Imposto digital
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-10
2020-01-06T21:45:21Z
2020-01-06T21:45:21Z
2020-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Leandro Magalhães Silva de. Concentração de mercados na economia digital: um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36077
identifier_str_mv SOUSA, Leandro Magalhães Silva de. Concentração de mercados na economia digital: um estudo teórico e estatístico sobre o comportamento das grandes empresas digitais. 2019. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508340725678080