Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ticiana Ribeiro de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6296
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada, 2007.
id UNB_e6ba31a5bf0001b4ceb2a96377ce1c12
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6296
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LESala de aulaMetodologiaLinguagem e línguas - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada, 2007.Este estudo objetivou a investigação sobre qual abordagem subjaz o ensinar e o aprender dos agentes de sala de aula (professor, alunos e autor do LD) em um contexto de ensino de línguas privado, assim como elucidar a quem logra emplacar a abordagem predominante. Evidenciada a abordagem de agente dominante, procuramos elucidar também qual a abordagem teórica (gramatical e /ou comunicativa) vigente. Para isso, observamos e identificamos os procedimentos metodológicos do professor-participante e comparamos com o seu dizer, buscando então congruências e dissonâncias entre a abordagem declarada e a que emerge em suas aulas. Os dados foram coletados através das observações das aulas, notas de campo, entrevistas, aulas gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise e discussão dos dados foram feitas a partir dos procedimentos de análise de abordagem de Almeida Filho (1999) e revelaram o contato de duas abordagens canônicas (abordagem gramatical e abordagem comunicativa) e três frentes de abordagens: professor, alunos e autor do LD. Constatamos que a abordagem vigente se dá a partir da fusão dos três agentes (professor, alunos e autor do LD) por possuírem um mesmo núcleo que privilegia a forma e mostrando que a abordagem predominante é a do LD, que também é de fundo gramatical, porém com variante audiolingual-comunicativizada, numa parceria afinada com a abordagem do professor, que possui as mesmas variantes (características). _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at investigating which approach underlies the teaching and learning process from classroom agents: the teacher, students and the course book’s author in the private context of foreign language teaching. It also seeks to elucidate which one has the predominant approach. Having identified the predominant agent, we also tried to elucidate which theoretical approach (grammatical or communicative) is the effective. In order to explore potential answers, we observe and identify the methodological procedures used by the participant-teacher and compare them with his discourse, searching congruence and dissonance between his declared approach and that which emerges in his classes. The data were collected through observation of classes registered through notes, interviews and finally audio recording classes and its respective transcriptions. Analysis and discussion of data and information used followed the procedures of approach analysis suggested by Almeida Filho (1999) which highlighted points of contact between the two canonical approaches (grammatical and communicative) and three distinct types of approaches: teacher, students and course book’s author. Findings indicate that the most effective approach is determined through the three agents fusion on account of having the same core that grantee the form of the language and showing that the predominant approach is the course book, which also has a grammatical core, but with an audio-lingual communicative variant, in an effective symbiotic relationship with the teacher’s approach, which is of similar variant.Almeida Filho, José Carlos Paes deCampos, Ticiana Ribeiro de2010-12-22T18:24:49Z2010-12-22T18:24:49Z2010-12-222008-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPOS, Ticiana Ribeiro de. Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6296info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/6296Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
title Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
spellingShingle Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
Campos, Ticiana Ribeiro de
Sala de aula
Metodologia
Linguagem e línguas - estudo e ensino
title_short Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
title_full Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
title_fullStr Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
title_full_unstemmed Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
title_sort Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE
author Campos, Ticiana Ribeiro de
author_facet Campos, Ticiana Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ticiana Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Metodologia
Linguagem e línguas - estudo e ensino
topic Sala de aula
Metodologia
Linguagem e línguas - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Mestrado em Lingüística Aplicada, 2007.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-17
2010-12-22T18:24:49Z
2010-12-22T18:24:49Z
2010-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Ticiana Ribeiro de. Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6296
identifier_str_mv CAMPOS, Ticiana Ribeiro de. Forças de abordagens em busca de uma equação de ensinar e aprender LE. 2007. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043731700940800