Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655 https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes. |
id |
UNB_e732b84b74a05116d0a4edb9aa9f1b30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/27655 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activasEthical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologiesAtitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativasÉticaBioéticaCarreira profissionalEducação médicaO objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.The objective of this study was to conduct a diagnosis of the comprehensive inclusion of ethics in Brazilian medical training with a problem-based learning methodology and to describe students' and graduates' perceptions of ethical attitudes. The methodological design was a descriptive and documental case study with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 20 students per course year, totaling 120 students and 40 alumni from two graduating classes at the ESCS School of Medicine. The project was approved by the Institutional Review Board of the State Health Secretariat, Federal District, Brazil. ESCS students and graduates showed that they approach ethical conflicts and respect for patients. However, an analysis of ethical sensitivity revealed weak perceptions and inappropriate attitudes bymedical students, especially in the early years of medical school, requiring more systematic discussions on ethical and bioethical aspects integrated with practical activities, in order to increase and strengthen ethical reflection by students.El presente estudio tiene por objeto desarrollar un diagnostico de la inserción integrada de la ética en la carrera demedicina brasileña con una metodología de aprendizaje basada en problemas y describir las percepciones de actitudes éticas de los estudiantes y egresados. El diseño metodológico es un estudio de caso, descriptivo y documental, con abordaje cualitativo y cuantitativo. La muestra de esta investigación ha sido constituida por 120 estudiantes y 40 egresados de dos promociones del Curso de Medicina de la ESCS. Este proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación - SES/DF. Los estudiantes y egresados de la ESCS demostraron un buen manejo en el abordaje de los conflictos éticos y respeto a los pacientes. Sin embargo, el análisis de sensibilidad ética mostró una fragilidad en las percepciones y aptitudes inapropiadas de los estudiantes de la carrera de medicina, identificada básicamente en los años iniciales, que necesitan más discusiones sistematizadas sobre los aspectos éticos y bioéticos integrados a las actividades prácticas para estimular y fortalecer la reflexión ética de los estudiantes.Associação Brasileira de Educação Médica2017-12-07T04:52:54Z2017-12-07T04:52:54Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006Revista Brasileira de Educação Médica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Maria Rita Carvalho GarbiNovaes, Luiz Carlos GarcezGuilhem, DirceStepke, Fernando LolasSilveira, Carla Cristina CostaTrindade, Eliana Mendonça VilarKomatsu, Ricardo ShoitiGuiotti, Murilo Galvãospareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:08:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/27655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:08:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas Ethical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologies Atitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativas |
title |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
spellingShingle |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Ética Bioética Carreira profissional Educação médica |
title_short |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
title_full |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
title_fullStr |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
title_full_unstemmed |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
title_sort |
Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas |
author |
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi |
author_facet |
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Luiz Carlos Garcez Guilhem, Dirce Stepke, Fernando Lolas Silveira, Carla Cristina Costa Trindade, Eliana Mendonça Vilar Komatsu, Ricardo Shoiti Guiotti, Murilo Galvão |
author_role |
author |
author2 |
Novaes, Luiz Carlos Garcez Guilhem, Dirce Stepke, Fernando Lolas Silveira, Carla Cristina Costa Trindade, Eliana Mendonça Vilar Komatsu, Ricardo Shoiti Guiotti, Murilo Galvão |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi Novaes, Luiz Carlos Garcez Guilhem, Dirce Stepke, Fernando Lolas Silveira, Carla Cristina Costa Trindade, Eliana Mendonça Vilar Komatsu, Ricardo Shoiti Guiotti, Murilo Galvão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Bioética Carreira profissional Educação médica |
topic |
Ética Bioética Carreira profissional Educação médica |
description |
O objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-12-07T04:52:54Z 2017-12-07T04:52:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655 https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006 |
identifier_str_mv |
NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655 https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508278492692480 |