Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Novaes, Luiz Carlos Garcez, Guilhem, Dirce, Stepke, Fernando Lolas, Silveira, Carla Cristina Costa, Trindade, Eliana Mendonça Vilar, Komatsu, Ricardo Shoiti, Guiotti, Murilo Galvão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006
Resumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.
id UNB_e732b84b74a05116d0a4edb9aa9f1b30
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/27655
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activasEthical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologiesAtitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativasÉticaBioéticaCarreira profissionalEducação médicaO objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.The objective of this study was to conduct a diagnosis of the comprehensive inclusion of ethics in Brazilian medical training with a problem-based learning methodology and to describe students' and graduates' perceptions of ethical attitudes. The methodological design was a descriptive and documental case study with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 20 students per course year, totaling 120 students and 40 alumni from two graduating classes at the ESCS School of Medicine. The project was approved by the Institutional Review Board of the State Health Secretariat, Federal District, Brazil. ESCS students and graduates showed that they approach ethical conflicts and respect for patients. However, an analysis of ethical sensitivity revealed weak perceptions and inappropriate attitudes bymedical students, especially in the early years of medical school, requiring more systematic discussions on ethical and bioethical aspects integrated with practical activities, in order to increase and strengthen ethical reflection by students.El presente estudio tiene por objeto desarrollar un diagnostico de la inserción integrada de la ética en la carrera demedicina brasileña con una metodología de aprendizaje basada en problemas y describir las percepciones de actitudes éticas de los estudiantes y egresados. El diseño metodológico es un estudio de caso, descriptivo y documental, con abordaje cualitativo y cuantitativo. La muestra de esta investigación ha sido constituida por 120 estudiantes y 40 egresados de dos promociones del Curso de Medicina de la ESCS. Este proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación - SES/DF. Los estudiantes y egresados de la ESCS demostraron un buen manejo en el abordaje de los conflictos éticos y respeto a los pacientes. Sin embargo, el análisis de sensibilidad ética mostró una fragilidad en las percepciones y aptitudes inapropiadas de los estudiantes de la carrera de medicina, identificada básicamente en los años iniciales, que necesitan más discusiones sistematizadas sobre los aspectos éticos y bioéticos integrados a las actividades prácticas para estimular y fortalecer la reflexión ética de los estudiantes.Associação Brasileira de Educação Médica2017-12-07T04:52:54Z2017-12-07T04:52:54Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006Revista Brasileira de Educação Médica - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessNovaes, Maria Rita Carvalho GarbiNovaes, Luiz Carlos GarcezGuilhem, DirceStepke, Fernando LolasSilveira, Carla Cristina CostaTrindade, Eliana Mendonça VilarKomatsu, Ricardo ShoitiGuiotti, Murilo Galvãospareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:08:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/27655Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:08:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
Ethical attitudes of Brazilian medical students and graduates with active methodologies
Atitudes Éticas dos estudantes e egressos de medicina com metodologias ativas
title Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
spellingShingle Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Ética
Bioética
Carreira profissional
Educação médica
title_short Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
title_full Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
title_fullStr Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
title_full_unstemmed Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
title_sort Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas
author Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
author_facet Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Novaes, Luiz Carlos Garcez
Guilhem, Dirce
Stepke, Fernando Lolas
Silveira, Carla Cristina Costa
Trindade, Eliana Mendonça Vilar
Komatsu, Ricardo Shoiti
Guiotti, Murilo Galvão
author_role author
author2 Novaes, Luiz Carlos Garcez
Guilhem, Dirce
Stepke, Fernando Lolas
Silveira, Carla Cristina Costa
Trindade, Eliana Mendonça Vilar
Komatsu, Ricardo Shoiti
Guiotti, Murilo Galvão
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
Novaes, Luiz Carlos Garcez
Guilhem, Dirce
Stepke, Fernando Lolas
Silveira, Carla Cristina Costa
Trindade, Eliana Mendonça Vilar
Komatsu, Ricardo Shoiti
Guiotti, Murilo Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Bioética
Carreira profissional
Educação médica
topic Ética
Bioética
Carreira profissional
Educação médica
description O objetivo deste estudo foi desenvolver um diagnóstico da inserção integrada da ética na carreira de medicina brasileira com metodologia de aprendizagem baseado em problemas e descrever as percepções de atitudes éticas que tem os estudantes e egressos. O desenho metodológico é um estudo de caso, descritivo e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa. A amostra desta investigação constituiu-se por 20 (vinte) estudantes/ano, totalizando de 120 estudantes e 40 egressos de duas turmas do Curso de Medicina da ESCS. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa -SES/DF. Os estudantes e egressos da ESCS demonstraram abordar os conflitos éticos e o respeito aos pacientes. Contudo, a análise da sensibilidade ética denunciou fragilidade quanto às percepções e atitudes inapropriadas dos estudantes da carreira de medicina, identificada especialmente nos anos iniciais, necessitando de mais discussões sistematizadas sobre os aspectos éticos e bioéticos integrados às atividades práticas, para que haja crescimento e fortalecimento da reflexão ética dos estudantes.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-12-07T04:52:54Z
2017-12-07T04:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006
identifier_str_mv NOVAES, Maria Rita Carvalho Garbi et al. Actitudes Éticas de los estudiantes y egresados en carrera de medicina con metodologías activas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, p. 43-56, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/Rj5BjH35pfJjVh4CLFzxkSL/?lang=es#. Acesso em: 10 ago. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/27655
https://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508278492692480