Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ângelo Pereira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23915
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23915
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
id UNB_e85a078d837e6d9c48418cc00bc9245a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23915
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJAQuímica - estudo e ensino - ensino médioAvaliação formativaEducação de jovens e adultosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.Todos nós presenciamos, em nossas vidas escolares, práticas avaliativas utilizadas basicamente a serviço do controle dos estudantes pelos professores, da classificação, ou como treinamento para exames de ingresso no ensino superior. Não é difícil perceber que esse é o entendimento reducionista e equivocado sobre avaliação disseminado nas escolas até hoje. A reflexão sobre tais práticas, trouxeram-me preocupações sobre como proceder a uma avalição mais humanizada, visando, diferentemente da forma tradicional, ao desenvolvimento dos meus alunos. Nesse sentido, a presente dissertação compreende um estudo de caso que objetiva analisar as contribuições do trabalho com registros de aula e portfólios como procedimento avaliativo que possibilite ao professor e seus alunos a avaliação do andamento de suas práticas. O trabalho que se propõe tem especificidade caracterizada por se voltar ao ensino de Química, por focar o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e por dinâmica de análise que não se situe exclusivamente no professor, mas envolva ativamente os alunos. A metodologia de pesquisa escolhida foi Estudo de Caso, sendo realizado com estudantes de uma turma de segundo ano, outro com estudantes de uma turma de terceiro, ambos pertencentes a uma escola da rede pública do Distrito Federal, no turno noturno. A análise dos relatos feitos em grupos de discussão foi feita a partir do método documentário, o qual tem como maiores colaboradores Karl Mannheim e Ralf Bohnsack. O estudo indicou possíveis benefícios do trabalho com registros de aula e portfólios: estimula o interesse e o estudo sobre a escrita na forma culta; possibilita a autoavaliação a partir do monitoramento e reflexão contínua sobre a própria prática; configura-se como um espaço de expressão de sentimentos, vivências e interpretações do mundo; valoriza o esforço do estudante, visando sempre o seu progresso, em vez da atribuição de conceitos às suas produções. Por fim, o texto de apoio consiste em compartilhar a proposição construída sobre como proceder ao trabalho com registros de aula e portfólios, retratando experiência pessoal em um ano de atuação na EJA.We all observe, in our daily school life, evaluative practices applied basically to control students by teachers, to classify them or as training to pass entrance exams in universities. It is not difficult to realize this is the reductionist and misleading understanding about evaluation disseminated in schools until today. Reflecting on these practices brought me worries on how to proceed to a more humanized assessment, aiming at (differently from the traditional view) my students` development. In this sense, the present dissertation encompasses a case study that aims to analyse class work records and portfolios as an evaluative procedure that will allow teachers and students to evaluate their practice progress. This dissertation is characterized by focusing the teaching of chemistry in high school to young adults and adults (EJA) and by a type of analysis not just centred on the teacher, exclusively, but that involves the students, actively. The chosen research methodology was case study and students from the second year and the third year of high school were selected. Both groups belong to a public school in the Federal District (DF) and they have evening classes. The analyses of the reports in discussion groups were conducted based on the documentary method which has as their major collaborators Karl Mannheim and Ralf Bohnsack. The study showed possible benefits of working with class registers and portfolios: it encourages interest and studies on writing with the educational standard language; it allows self evaluation because of the monitoring and continuous reflection; it is configured as space for expression of feelings, experience, world interpretation; it values students´ effort always aiming at their progress instead of assigning concept marks to their productions. Finally, the support text consists of sharing the built proposal on how to work with class registers and portfolios, depicting personal experience in one year working at EJA.Gauche, RicardoCarvalho, Ângelo Pereira de2017-07-27T18:46:23Z2017-07-27T18:46:23Z2017-07-272017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ângelo Pereira de. Construção de portfólio: uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA. 2017. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23915http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23915A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/23915Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
title Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
spellingShingle Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
Carvalho, Ângelo Pereira de
Química - estudo e ensino - ensino médio
Avaliação formativa
Educação de jovens e adultos
title_short Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
title_full Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
title_fullStr Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
title_full_unstemmed Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
title_sort Construção de portfólio : uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA
author Carvalho, Ângelo Pereira de
author_facet Carvalho, Ângelo Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauche, Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ângelo Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Química - estudo e ensino - ensino médio
Avaliação formativa
Educação de jovens e adultos
topic Química - estudo e ensino - ensino médio
Avaliação formativa
Educação de jovens e adultos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-27T18:46:23Z
2017-07-27T18:46:23Z
2017-07-27
2017-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Ângelo Pereira de. Construção de portfólio: uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA. 2017. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23915
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23915
identifier_str_mv CARVALHO, Ângelo Pereira de. Construção de portfólio: uma proposta para a avaliação da aprendizagem no Ensino de Química na EJA. 2017. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23915
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508249030852608