A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Neto, Antonio Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1320
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
id UNB_ecf6f0751e09907189a74e69b14665bb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1320
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalhoEscolasEducação politécnicaQuímica - estudo e ensinoPrática de ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.Este trabalho foi desenvolvido na perspectiva de oferecer ao professor de Ensino Médio, uma alternativa de realizar em sua escola um trabalho pedagógico que tenha como eixo norteador a articulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho. A forma com que a escola está estruturada, não atende aos anseios da juventude referente aos conhecimentos, habilidades e valores para que os jovens se tornem capazes de interagir com o mundo do trabalho garantindo assim, sua evolução como ser humano e sua sobrevivência material. Relatos da literatura apontam que a escola apresenta-se do ponto de vista dos alunos como autoritária, excludente, assistencialista, antidialógica, paternalista e desinteressante. Além disso, o modelo de ensino pode ser caracterizado como de transmissão-recepção. Uma possível explicação para essa situação seria uma desarticulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho. Alguns autores apontam a educação pelo trabalho como uma perspectiva de saída para esta crise. Portanto, escolhemos um projeto que contemplasse a articulação da escola com a juventude, a comunidade e o trabalho, que foi a construção de um aquecedor solar de baixo custo junto a uma família da zona rural, abordando as relações com o meio ambiente e fontes alternativas de energia. São também apresentados alguns experimentos para melhor compreensão dos princípios da ciência na perspectiva da educação politécnica. ___________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work was developed in the perspective of offering to high school teachers an alternative for carrying out in their schools a pedagogical work that has as directing axis the articulation of school with work, youth and community. The way in which school is structured does not satisfy youth’s need for knowledge, abilities and moral values so that young people become capable of interacting with work, guaranteeing their evolution as human beings and their material survival. Reports from the literature indicate that school presents itself, from the point of view of students, as authoritarian, excluding, paternalist and uninteresting. In addition, the teaching model can be characterized as a transmissionreception one. A possible explication for this situation would be a disarticulation between school and youth, community and work. Some authors point the education by means of work as a possible perspective for solving this crisis which school is in. Therefore, we have chosen a project that regards the articulation of school with work, youth and community, which was the building of a low cost solar heater with a family from the rural zone, approaching the relations with environment and alternative sources of energy. We also present some experiments that allow a better comprehension of science principles in the perspective of polytechnic education.Silva, Roberto Ribeiro daFerreira Neto, Antonio Martins2009-02-20T12:47:31Z2009-02-20T12:47:31Z2008-122008-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA NETO, Antonio Martins. A inserção da escola na comunidade: desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1320info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/1320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
title A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
spellingShingle A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
Ferreira Neto, Antonio Martins
Escolas
Educação politécnica
Química - estudo e ensino
Prática de ensino
title_short A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
title_full A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
title_fullStr A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
title_full_unstemmed A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
title_sort A inserção da escola na comunidade : desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho
author Ferreira Neto, Antonio Martins
author_facet Ferreira Neto, Antonio Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Neto, Antonio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Educação politécnica
Química - estudo e ensino
Prática de ensino
topic Escolas
Educação politécnica
Química - estudo e ensino
Prática de ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12
2009-02-20T12:47:31Z
2009-02-20T12:47:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA NETO, Antonio Martins. A inserção da escola na comunidade: desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1320
identifier_str_mv FERREIRA NETO, Antonio Martins. A inserção da escola na comunidade: desenvolvendo projetos na perspectiva de uma educação pelo trabalho. 2008. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508322296954880