Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids : uma abordagem da Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia Moreno Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38646
Resumo: Discute a relevância do conhecimento sobre as formas de transmissão do HIV/aids e as estratégias de Prevenção Combinada. Evidencia a perspectiva interdisciplinar entre a Ciência da Informação e as Ciências da Saúde. Objetiva investigar o conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids entre a população geral no Distrito Federal, DF, Brasil. Trata-se de pesquisa de corte transversal, descritiva, aplicada, de abordagem quantitativa-qualitativa, cujo método utiliza o survey. Os resultados indicam maior proporção de conhecimento moderado e alto acerca das formas de transmissão do HIV/aids. Observa-se haver conhecimento baixo a respeito das intervenções biomédicas baseadas no uso de antirretrovirais, em especial, sobre as Profilaxias Pré e Pós-Exposição. Existem diferenças de conhecimento segundo os subdistritos de residência do DF. Avaliadas as características sociodemográficas e as categorias de conhecimento, tem-se que a faixa etária, o grau de escolaridade e o acesso à internet possuem associação estatisticamente significativa. Fatores emocionais, cognitivos e humanos influenciam na prática informacional de prevenção à infecção pelo HIV e na decisão do uso de informação de saúde preventiva. Concluise que o adequado nível de conhecimento é um dos componentes estruturantes para um controle efetivo da epidemia e impacta sobremaneira as taxas de detecção e de prevalência do HIV. Denota-se relevante ampliar a disponibilização de informações de saúde com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas, partindo-se da perspectiva centrada no usuário e nos seus aspectos socioculturais.
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Existem diferenças de conhecimento segundo os subdistritos de residência do DF. Avaliadas as características sociodemográficas e as categorias de conhecimento, tem-se que a faixa etária, o grau de escolaridade e o acesso à internet possuem associação estatisticamente significativa. Fatores emocionais, cognitivos e humanos influenciam na prática informacional de prevenção à infecção pelo HIV e na decisão do uso de informação de saúde preventiva. Concluise que o adequado nível de conhecimento é um dos componentes estruturantes para um controle efetivo da epidemia e impacta sobremaneira as taxas de detecção e de prevalência do HIV. Denota-se relevante ampliar a disponibilização de informações de saúde com valor agregado que atendam às necessidades informacionais do usuário e satisfaçam as suas expectativas, partindo-se da perspectiva centrada no usuário e nos seus aspectos socioculturais.It discusses the relevance of the knowledge about the ways of HIV / AIDS transmission and the strategies of Combination Prevention. The interdisciplinary perspective between Information Science and Health Sciences is highlighted. It aims to investigate knowledge, attitude and practice in the context of the HIV / AIDS epidemic among the general population in the Federal District, DF, Brazil. It is a cross-sectional, descriptive, applied research, with a quantitative-qualitative approach, whose method uses the survey. The results indicate a higher proportion of moderate and high knowledge about the modes of HIV / AIDS transmission. It is observed that there is low knowledge about biomedical interventions based on the use of antiretrovirals, especially on the Pre- and Post-Exposure Prophylaxis. There are differences in knowledge according to the DF's residence subdistricts. After assessing the sociodemographic characteristics and the categories of knowledge, it is found that the age group, education level and internet access have a statistically significant association. Emotional, cognitive and human factors influence the informational practice of preventing HIV infection and the decision to use preventive health information. We conclude that the adequate level of knowledge is one of the structuring components for an effective control of the epidemic and greatly impacts the detection and prevalence rates of HIV. It is relevant to expand the availability of health information with added value that can meet the information needs of the users and satisfy their expectations, starting from the perspective centered on the user and its socio-cultural aspects.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoKafure Muñoz, IvetteSouza, Flávia Moreno Alves de2020-07-01T16:01:44Z2020-07-01T16:01:44Z2020-07-012020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Flávia Moreno Alves de. Conhecimento, atitude e prática no contexto da epidemia do HIV/aids: uma abordagem da Ciência da Informação. 2020. 337 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38646A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-27T14:06:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/38646Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-27T14:06:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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