Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alcinéia de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Klever Corrente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
Resumo: Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.
id UNB_ed9b37c3433f0a7fb9f8e5b1d6147d83
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/45541
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Alcinéia de SouzaSilva, Klever CorrenteUniversidade de Brasília, Faculdade de EducaçãoUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação2023-01-20T11:53:41Z2023-01-20T11:53:41Z2020-04-29SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253http://orcid.org/0000-0002-8975-5295https://orcid.org/0000-0003-4813-1862Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.Why think of technology in an educational context? Are teachers and studentsprepared to deal with Information and Communication Technologies (ICTs) and its languages? What are the challenges to face? Can a teacher’s technological literacy be a means to overcome dilemmas and contradictions that pervade the relation between technology and education? With these issues as guiding principles, this study present and discuss data obtained in pedagogical experiments that were developed in the University of Brasilia. The objective is to show, according to teachers’ perceptions, the potentials and challenges intrinsic to the use of ICTs in schools, as well as to highlight the importance of technological literacy in the critical, reflective and citizenly molding of both teachers and students.¿Por qué pensar en las tecnologías en el contexto educativo? ¿El profesor y los alumnos están preparados para manejar las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) y sus lenguajes? ¿Cuáles son los desafíos a ser enfrentados? ¿La alfabetización y el letramiento tecnológico del profesor pueden ser un medio para superar los dilemas y contradicciones que permean la relación entre tecnologías y educación? Teniendo estas cuestiones como principiospara conducir la investigación, este artículo presenta y discuten datos producidos en experiencia pedagógica desarrollada en la Universidad de Brasilia, para señalar, de acuerdo con las percepciones de los profesores las potencialidades y los desafíos intrínsecos al uso de TICs en la escuela, así como destacar la importancia de la alfabetización y del letramiento tecnológicos en la formación crítica, reflexiva y ciudadana, tanto del profesor como de los alumnos.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação(CC BY) This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessAlfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAlfabetização - tecnologia educacionalLetramentoProfessoresTecnologia da informaçãoporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdfARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdfapplication/pdf411085http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45541/3/ARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdf8787b665f6128af0acdd2fad45ce3f90MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45541/4/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD54open access10482/455412023-08-01 00:14:51.126open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/45541U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:14:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
spellingShingle Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
Silva, Alcinéia de Souza
Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
title_short Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_full Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_fullStr Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
title_sort Alfabetização e letramento tecnológicos do professor : potencialidades e desafios
author Silva, Alcinéia de Souza
author_facet Silva, Alcinéia de Souza
Silva, Klever Corrente
author_role author
author2 Silva, Klever Corrente
author2_role author
dc.contributor.affiliation.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alcinéia de Souza
Silva, Klever Corrente
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
topic Alfabetização - tecnologia educacional
Letramento
Professores
Tecnologia da informação
description Por que pensar em tecnologias no contexto educacional? O professor e os alunos estão preparados para lidar com as tecnologias e suas linguagens? Quais são os desafios a serem enfrentados? A alfabetização e o letramento tecnológicos do professor podem ser um meio para superação dos dilemas e contradições que permeiam a relação entre tecnologias e educação? Tendo essas questões como eixos norteadores da pesquisa, apresenta-se e discute-se dados produzidos em experiência pedagógica desenvolvida na UnB, de modo a apontar, segundo as percepções de professores, as potencialidades e os desafios intrínsecos às tecnologias na escola, assim como, destacar a importância da alfabetização e do letramento tecnológicos na formação crítica, reflexiva e cidadã, tanto do professor quanto dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T11:53:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T11:53:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
identifier_str_mv SILVA, Alcinéia de Souza; SILVA, Klever Corrente. Alfabetização e letramento tecnológicos do professor: potencialidades e desafios. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 15, n. 1, p. 226-253, abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7426. Acesso em: 20 jan. 2023.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45541
http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n1p226-253
http://orcid.org/0000-0002-8975-5295
https://orcid.org/0000-0003-4813-1862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45541/3/ARTIGO_AlfabetizacaoLetramentoTecnologicos.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/45541/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8787b665f6128af0acdd2fad45ce3f90
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573422912962560