Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianco, Nelia Rodrigues Del
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prata, Nair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33634
http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815
Resumo: O celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.
id UNB_edf0d4caa28208255955873c775e6aad
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33634
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da AbertRadio, movilidad y ubicuidad : análisis del proyecto de inclusión móvil digital de la AbertRadio, mobility and ubiquity : analysis of Abert’s mobile digital inclusion projectRádioUbiquidadeMobilidade digitalAplicativos móveisAudiênciaO celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.Mobile phones have become the main device for consuming radio content, broadening the traditional forms of mobility once restricted to transistor radios and automobiles. In an effort to have small and medium-sized radio stations incorporate the use of digital mobile phones, the Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV has created a project called Mobilize-se. This project provides a free radio integration app; a radio app exclusive to smartphones; and a social network page. There are about 700 radio stations currently participating in this project. The goal of this quantitative/qualitative study was to understand how these radio stations have benefitted from the advantages of digital inclusion (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) by using data triangulation (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005) to assess the impact that digital inclusion has had on them. The results indicate that broadcasters have made this inclusion without too much forethought, and are not fully caught up with marketing strategies.El teléfono móvil se ha convertido en la principal puerta de entrada para el consumo de contenido de radio, además de ampliar las formas de movilidad antes restringidas a los equipos transistorizados y de automóvil. En una acción inédita de inclusión móvil digital dirigida a pequeñas y medianas emisoras, la Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV creó el proyecto Mobilize-se, que consiste en la oferta de una app gratuito integrador de radios; una app exclusiva de radio para smartphone; una red social en Internet. Alrededor de 700 emisoras participan en el proyecto. Saber en qué medida las radios se beneficiaron de las ventajas de esa inclusión digital fue el objetivo de esta investigación cuantitativa-cualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) con triangulación de datos (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que evalúa el impacto de la integración de emisoras participantes del proyecto. Los resultados indican que las emisoras hicieron la inserción sin reflexión en profundidad y sin estar totalmente alineadas con las estrategias de marketing.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)2019-01-02T13:55:26Z2019-01-02T13:55:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIANCO, Nelia Rodrigues Del; PRATA, Nair. Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 99-117, jan. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100099&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33634http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815Este artigo é publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial (CC-BY-NC), que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.info:eu-repo/semantics/openAccessBianco, Nelia Rodrigues DelPrata, Nairporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-16T21:55:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/33634Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-16T21:55:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
Radio, movilidad y ubicuidad : análisis del proyecto de inclusión móvil digital de la Abert
Radio, mobility and ubiquity : analysis of Abert’s mobile digital inclusion project
title Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
spellingShingle Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
Bianco, Nelia Rodrigues Del
Rádio
Ubiquidade
Mobilidade digital
Aplicativos móveis
Audiência
title_short Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
title_full Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
title_fullStr Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
title_full_unstemmed Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
title_sort Rádio, mobilidade e ubiquidade : análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert
author Bianco, Nelia Rodrigues Del
author_facet Bianco, Nelia Rodrigues Del
Prata, Nair
author_role author
author2 Prata, Nair
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianco, Nelia Rodrigues Del
Prata, Nair
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio
Ubiquidade
Mobilidade digital
Aplicativos móveis
Audiência
topic Rádio
Ubiquidade
Mobilidade digital
Aplicativos móveis
Audiência
description O celular se converteu na principal porta de entrada para o consumo de rádio, além de alargar as formas de mobilidade antes restritas aos aparelhos transistorizados e de automóvel. Em uma ação inédita de inclusão mobile digital direcionada a pequenas e médias emissoras, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV criou o projeto Mobilize-se, que consiste na oferta de um app gratuito integrador de rádios; um app exclusivo de rádio para smartphone; uma rede social na Internet. Cerca de 700 emissoras participam do projeto. Saber em que medida as rádios se beneficiaram das vantagens dessa inclusão digital foi o objetivo desta pesquisa quanti-qualitativa (FLICK, 2009; CODINA et al, 2011) com triangulação de dados (MINAYO; ASSIS; SOUZA, 2005), que avalia o impacto da integração de emissoras participantes do projeto. Os resultados indicam que as emissoras fizeram essa inserção sem reflexão em profundidade e sem estar plenamente alinhadas com as estratégias de marketing.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:55:26Z
2019-01-02T13:55:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCO, Nelia Rodrigues Del; PRATA, Nair. Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 99-117, jan. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100099&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33634
http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815
identifier_str_mv BIANCO, Nelia Rodrigues Del; PRATA, Nair. Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 99-117, jan. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-58442018000100099&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33634
http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580743466778624