Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kleber Aparecido da (org.)
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46449
https://orcid.org/0000-0002-7815-7767
Resumo: Aprender línguas, na atualidade, envolve engajamento social e discursivo em um mundo multimodal, multicultural e multimidiático. Essa situação acaba por demandar dos professores um engajamento crítico em seu contexto de atuação e na realidade circundante ainda maior. Assumir posturas críticas, cidadãs, engajadas faz-se, portanto, necessário. Nessa linha, esta obra realizou um mapeamento da área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental I e II, focalizando questões de parametrizações, material didático, interação em sala de aula, avaliação e formação de professores, considerando centralmente uma preocupação com a criação de contextos informados, significativos e emancipatórios.
id UNB_ee0d74b1474882941657feb9bd6e4ac5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46449
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadaniaLínguas estrangeiras - estudo e ensinoProfessores de línguas - formaçãoCidadaniaLinguística aplicadaAprender línguas, na atualidade, envolve engajamento social e discursivo em um mundo multimodal, multicultural e multimidiático. Essa situação acaba por demandar dos professores um engajamento crítico em seu contexto de atuação e na realidade circundante ainda maior. Assumir posturas críticas, cidadãs, engajadas faz-se, portanto, necessário. Nessa linha, esta obra realizou um mapeamento da área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental I e II, focalizando questões de parametrizações, material didático, interação em sala de aula, avaliação e formação de professores, considerando centralmente uma preocupação com a criação de contextos informados, significativos e emancipatórios.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Editora Universidade de Brasília (EDU)Editora Universidade de Brasília (EDU)Universidade de BrasíliaSilva, Kleber Aparecido da (org.)2023-09-06T15:37:06Z2023-09-06T15:37:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfSILVA, Kleber Aparecido da (org.). Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022. 320 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/210. Acesso em: 06 set. 2023.978-65-5846-133-3http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46449https://orcid.org/0000-0002-7815-7767por(CC BY) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-06T15:37:06Zoai:repositorio.unb.br:10482/46449Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-06T15:37:06Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
title Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
spellingShingle Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
Silva, Kleber Aparecido da (org.)
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Professores de línguas - formação
Cidadania
Linguística aplicada
title_short Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
title_full Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
title_fullStr Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
title_full_unstemmed Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
title_sort Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania
author Silva, Kleber Aparecido da (org.)
author_facet Silva, Kleber Aparecido da (org.)
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido da (org.)
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Professores de línguas - formação
Cidadania
Linguística aplicada
topic Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Professores de línguas - formação
Cidadania
Linguística aplicada
description Aprender línguas, na atualidade, envolve engajamento social e discursivo em um mundo multimodal, multicultural e multimidiático. Essa situação acaba por demandar dos professores um engajamento crítico em seu contexto de atuação e na realidade circundante ainda maior. Assumir posturas críticas, cidadãs, engajadas faz-se, portanto, necessário. Nessa linha, esta obra realizou um mapeamento da área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras/adicionais nos anos iniciais e finais do ensino fundamental I e II, focalizando questões de parametrizações, material didático, interação em sala de aula, avaliação e formação de professores, considerando centralmente uma preocupação com a criação de contextos informados, significativos e emancipatórios.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-06T15:37:06Z
2023-09-06T15:37:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Kleber Aparecido da (org.). Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022. 320 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/210. Acesso em: 06 set. 2023.
978-65-5846-133-3
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46449
https://orcid.org/0000-0002-7815-7767
identifier_str_mv SILVA, Kleber Aparecido da (org.). Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022. 320 p. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/210. Acesso em: 06 set. 2023.
978-65-5846-133-3
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46449
https://orcid.org/0000-0002-7815-7767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília (EDU)
publisher.none.fl_str_mv Editora Universidade de Brasília (EDU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580746802298880