O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Renata Portella de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45587
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2005.
id UNB_eef69974c135ec76d8f91d05912f490f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45587
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda línguaPortuguês a estrangeirosSegunda línguaLivro didáticoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2005.Neste trabalho buscamos analisar três livros didáticos de Português utilizados no Brasil para ensinar esta língua a estrangeiros residentes ou visitantes no país. Tal escolha se justifica tanto pela carência de estudos nesta área quanto pelo pouco investimento feito por parte do mercado editorial. Seu principal objetivo é verificar o tratamento dado a aspectos da cultura brasileira em tais materiais, de forma a identificar o que existe e o que mais poderia estar presente. Desta forma, sua fundamentação teórica gira em tomo de três assuntos bastante pertinentes: a) ensino-aprendizagem de segunda língua; b) a utilização de livros didáticos; c) a abordagem cultural no ensino de línguas. A metodologia utilizada é a análise de livros didáticos propriamente dita. Considerando a análise, concluímos que todo o material analisado, apesar de dar algum espaço a aspectos da cultura brasileira, poderia explorar mais este item, de modo a permitir ao aprendiz uma aproximação maior com o país, sendo a língua um veículo capaz de garantir tal proximidade. Além disso, a abordagem cultural não é algo fechado, pronto no livro didático, e deve ser fortemente explorada de outras formas no processo de ensino-aprendizagem de segunda língua.The aim of this work is to analyze three of the Portuguese textbooks used in Brazil to teach this language to foreigners, visiting or living in the country. This choice is explained by the lack of studies in this area and by the few investments made so far, especially by book publishers. Its main objective is to analyze the way Brazilian culture is shown in such materiais, identifying what is included and what could be included. This way, its theories go through tree different matters: a) second language leaming and teaching; b) the use of textbooks; c) the cultural focus in language teaching. The method used to obtain this content is textbook analysis itself. Considering the information obtained, we concluded that the material analyzed, even dealing with aspects of the Brazilian culture, could explore this a little bit more, to provide a better perspective of the country to the learner, making language a way to reach that goal. Besides, the cultural approach is not something ready in the textbooks, and must be strongly explored in other ways in the second language teaching-leaming process.Santos, Percília Lopes Cassemiro dosMoura, Renata Portella de2023-01-22T23:05:41Z2023-01-22T23:05:41Z2023-01-222005-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Renata Portella de. O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua. 2005. 327 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2005.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45587info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/45587Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
title O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
spellingShingle O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
Moura, Renata Portella de
Português a estrangeiros
Segunda língua
Livro didático
title_short O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
title_full O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
title_fullStr O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
title_full_unstemmed O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
title_sort O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua
author Moura, Renata Portella de
author_facet Moura, Renata Portella de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Percília Lopes Cassemiro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Renata Portella de
dc.subject.por.fl_str_mv Português a estrangeiros
Segunda língua
Livro didático
topic Português a estrangeiros
Segunda língua
Livro didático
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2005.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-04
2023-01-22T23:05:41Z
2023-01-22T23:05:41Z
2023-01-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Renata Portella de. O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua. 2005. 327 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45587
identifier_str_mv MOURA, Renata Portella de. O lugar da cultura em livros didáticos de português como segunda língua. 2005. 327 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580809576349696