O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Maria Aparecida Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6864
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_974bf7efdf45b3608370f3ea228fb442
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6864
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leituraLiteratura - estudo e ensinoLetramentoLeitura - educaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.Investigar os gêneros textuais que circulam nas salas de aula do 5º e 6º anos do ensino fundamental, e as práticas de leitura aplicadas aos textos é o objetivo deste trabalho, que busca perceber se, no processo de escolarização, o texto mantém as mesmas propriedades sócio-discursivas e as características de gênero que detinha originalmente. O foco da pesquisa são os textos levados pelo professor para a sala de aula, que ainda não passaram pelo processo de didatização. Os estudos sobre o ensino de Língua Materna apontando para a necessidade de que o trabalho com a leitura na escola deve ser feito considerando a diversidade dos gêneros, e os usos e funções que a leitura e a escrita têm fora da escola, é que suscitaram a realização dessa pesquisa que se insere no paradigma qualitativo, e tem um caráter etnográfico, o que permite estudar os processos envolvidos na investigação.Os dados foram gerados a partir de entrevistas com professores,observação de aulas e análise de textos utilizados para o ensino de leitura, no quinto e sexto ano do ensino fundamental de nove anos em escolas públicas. O trabalho se fundamenta nos estudos sobre gêneros textuais a partir de Bakhtin, Bronckart e Bazerman, e nos novos estudos do letramento.Com este estudo espero contribuir para uma maior compreensão das práticas de letramento escolar, mostrando que um texto muda a partir do momento em que muda o mundo social em que ele se introduz. Assim, ao entrar na esfera escolar, um texto se altera e se transforma recebendo dessa configuração social em que é introduzido as marcas dos conflitos e das diferentes posições envolvidas no contexto da escola. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this study is to investigate the textual genres that circulate among 5th and 6thyear classrooms of primary school and the reading practices applied to the texts. This work also seeks to make out if, in the schooling process, the text keeps the same sociodiscursive properties and genre characteristics it formerly had. The focus of this research is the texts, taken to classrooms by teachers, that have not yet passed through the didactic conversion process. The studies about first language teaching point at the necessity for reading work at school to be done considering the genre diversity and the uses and functions that reading and writing have outside school. Such studies brought about this research, which is inserted in the qualitative paradigm and has an ethnographic character, which allows studying processes involved in the investigation. The data was generated from interviews with teachers, class observation and analysis of texts used for teaching reading in the 5th and 6th-year classrooms of primary school (nine-year-old children) in public schools. The work is grounded on studies about textual genres by Bakhtin, Bronckart and Bazerman, besides new literacy studies. With this work I hope to contribute for a better comprehension of school literacy practices, showing that a text changes as soon as the social world where it is inserted does. Therefore, a text modifies and transforms itself, receiving from this social configuration in which it is introduced marks of conflicts and different positions involved in the school context.Bortoni-Ricardo, Stella MarisRossi, Maria Aparecida Lopes2011-02-12T00:39:25Z2011-02-12T00:39:25Z2011-02-122010-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfROSSI, Maria Aparecida Lopes. O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6864info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/6864Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
title O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
spellingShingle O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
Rossi, Maria Aparecida Lopes
Literatura - estudo e ensino
Letramento
Leitura - educação
title_short O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
title_full O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
title_fullStr O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
title_full_unstemmed O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
title_sort O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura
author Rossi, Maria Aparecida Lopes
author_facet Rossi, Maria Aparecida Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Maria Aparecida Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - estudo e ensino
Letramento
Leitura - educação
topic Literatura - estudo e ensino
Letramento
Leitura - educação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-26
2011-02-12T00:39:25Z
2011-02-12T00:39:25Z
2011-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSSI, Maria Aparecida Lopes. O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6864
identifier_str_mv ROSSI, Maria Aparecida Lopes. O processo de escolarização dos diferentes gêneros textuais observado nas práticas de ensino de leitura. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508387567665152