Dinâmica relacional ledor-estudante cega : a subjetividade em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Carolina Eckrich
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43789
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
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spelling Dinâmica relacional ledor-estudante cega : a subjetividade em focoLeitura - educaçãoInclusão escolarTeoria da subjetividadeDeficiência visualEstudantes com deficiênciaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.Esta pesquisa articula teoricamente em seu enfoque estudos da área de leitura, deficiência, voz, inclusão escolar e acesso à informação sob a lente da Teoria da Subjetividade. Em seu objetivo geral, pretendeu compreender produções subjetivas constituídas na inter-relação entre leitores voluntários e a estudante cega, em uma proposta de gerar novas inteligibilidades sobre essa prática e como suporte para o acesso aos conhecimentos específicos de preparação para concursos públicos. A atuação do ledor para estudantes cegos transcende a finalidade de um recurso de acessibilidade, pois os espaços no qual as leituras acontecem se constituem como relacionais. Nesse contexto, o arcabouço teórico desenvolvido por González Rey na Teoria da Subjetividade, Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa forneceu elementos significativos para a construção de inteligibilidades acerca deste ambiente relacional. As elaborações de Larrosa (1996; 2002; 2011) e Cantú (2011; 2014) permitem a discussão sobre a experiência de leitura que avança orientada pela Teoria da Subjetividade de González Rey (2003; 2004b; 2011; 2015). O leitor cego, ao buscar um ledor, contará com a voz de outro para dar vida ao texto, assim Zumthor (1997; 2001) nos conduz à compreensão de que a vocalidade é constituída se moldando ao tempo e espaço onde acontece a leitura. Este encontro humano configura-se como uma relação dialógica e alberga aspectos da qualidade humana que se organizam por modos singulares de sentir e expressar produções subjetivas destes indivíduos (MADEIRA-COELHO, 2021). O locus da pesquisa é o atendimento de leitura viabilizado pelo Projeto Clube do Ledor, localizado no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) em Brasília-DF. Há 21 anos este Projeto promove o atendimento de leitura com ledores voluntários como suporte de acesso à informação. Devido ao contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia mundial de Covid-19, em 2020, o funcionamento do projeto no espaço físico foi suspenso, assim, a pesquisa aconteceu inteiramente por meio de plataformas virtuais. A produção de informação ocorreu principalmente por videoconferências realizadas no software Skype, este recurso possibilitou a utilização de instrumentos favorecedores da expressão subjetiva dos participantes: dinâmicas conversacionais, observações participantes, a leitura de uma poesia, sessão de vídeos sobre voluntariado seguido de conversas, e uma dinâmica em um aplicativo de mensagens, além de instrumentos dialógicos apoiados em registros escritos como uma autobiografia, notas sobre leituras e completamento de frases. A ênfase na subjetividade permitiu reflexões sobre a constituição subjetiva dos ledores voluntários e as implicações dessas produções em sua atuação. Permitiu, ainda, perceber que não são os procedimentos de leitura que qualificam o trabalho realizado neste espaço. A atuação do ledor vincula-se essencialmente as produções simbólico emocionais favorecidas neste âmbito. Indicou a voz, a emocionalidade e a qualidade das relações como elementos fundamentais constituintes das produções subjetivas neste ambiente, que favorecem o acesso à informação e apreensão compreensiva dos conhecimentos, processos que antecedem a aprendizagem. Assim, o sistema inter-relacional neste contexto é singularizado pelo valor que a voz assume como produção subjetiva, permitindo abrir novas zonas de sentido para esta compreensão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).This research theoretically articulates in its focus studies in the area of reading, disability, voice, school inclusion and access to information under the lens of the Theory of Subjectivity. In its general objective, it intended to understand subjective productions constituted in the interrelation between voluntary readers and the blind student, in a proposal to generate new intelligibility about this practice as a support for access to specific knowledge of preparation for public tenders. The role of the reader for blind students transcends the purpose of an accessibility resource, as the spaces in which the readings take place are constituted as relational. In this context, the theoretical framework developed by González Rey in the Theory of Subjectivity, Qualitative Epistemology and Constructive-Interpretive Methodology provided significant elements for the construction of intelligibilities about this relational environment. The elaborations of Larrosa (1996; 2002; 2011) and Cantú (2011; 2014) allow the discussion about the reading experience that advances guided by González Rey’s (2003;2004;2011;2015) Theory of Subjectivity. The blind reader, when looking for a reader, will rely on the voice of another to give life to the text, thus Zumthor (1997; 2001) leads us to the understanding that vocality is constituted by molding itself to the time and space where reading takes place. This human encounter is configured as a dialogic relationship and harbors aspects of human quality that are organized by unique ways of feeling and expressing subjective productions of these individuals (MADEIRA-COELHO, 2021). The locus of the research is the reading service made possible by the Projeto Clube do Ledor, located at the Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) in Brasília-DF. For 21 years, this Project has promoted reading services with volunteer readers as support for accessing information. Due to the context of social isolation caused by the world pandemic of COVID-19, in 2020 and 2021, the operation of the project in the physical space was suspended, thus, the research took place entirely through virtual platforms. The production of information took place mainly through videoconferences carried out in the Skype software, this resource made it possible to use instruments that favored the subjective expression of the participants: conversational dynamics, participant observations, the reading of poetry, a video session on volunteering followed by conversations, and a dynamics in a messaging application, in addition to dialogic instruments supported by written records such as an autobiography, notes on readings and completion of sentences. The emphasis on subjectivity allowed reflections on the subjective constitution of volunteer readers and the implications of these productions in their performance. It also allowed us to perceive that it is not the reading procedures that qualify the work carried out in this space. The role of the reader is essentially linked to the symbolic emotional productions favored in this context. He indicated the voice, emotionality and the quality of relationships as fundamental constituent elements of subjective productions in this environment, which favor access to information and comprehensive apprehension of knowledge, processes that precede learning. Thus, the interrelational system in this context is distinguished by the value that the voice assumes as a subjective production, allowing to open new areas of meaning for this understandingFaculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCoelho, Cristina Massot MadeiraCanuto, Carolina Eckrich2022-05-24T17:15:19Z2022-05-24T17:15:19Z2022-05-242022-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCANUTO, Carolina Eckrich. Dinâmica relacional ledor-estudante cega: a subjetividade em foco. 2022. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43789A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T18:58:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/43789Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T18:58:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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