Entre ledores humanos e leitores digitais
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) |
Texto Completo: | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/329 |
Resumo: | O presente relato versa sobre o projeto desenvolvido pelo Laboratório de Acessibilidade, sediado na Biblioteca Central Cesar Lattes da Universidade Estadual de Campinas, denominado “Ledores para leitores com deficiência visual”, cujo objetivo é proporcionar instrumentos de acessibilidade alternativos para a leitura de pessoas com deficiência visual total (cegos). O projeto apresenta duas vertentes distintas porém, ambas contribuem para ampliar o universo cultural e educacional das pessoas com deficiência visual. A primeira é capacitar o usuário com deficiência visual a utilizar o leitor de tela e texto como recurso para a sua leitura em ambientes virtuais; a segunda consiste na produção de materiais bibliográficos específicos gravados por voz humana. Ambas utilizam-se de softwares gratuitos disponíveis na web (NVDA e Audacity). A primeira vertente surgiu de funcionários com deficiência visual da Universidade que necessitavam utilizar-se de informações contidas no ambiente virtual para aprimorar o seu trabalho e que, no entanto, não eram usuários de leitores de tela. A segunda da demanda de alunos/pesquisadores com deficiência visual da universidade devido à inexistência de textos acadêmicos em Braille, e por não obter na leitura, mesmo que mediada por softwares leitores de tela, uma fluência de compreensão necessária que resulte em um aproveitamento satisfatório. Assim, os ledores humanos representaram uma alternativa viável para os que pretendiam estudar ou se informar sobre determinados conteúdos acadêmicos. Para contemplar essas duas vertentes utiliza-se uma metodologia específica, disponível a todos que buscam a inclusão social e cultural de pessoas com deficiência visual. |
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