Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Carolina Campos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11047
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.
id UNB_f28004153587f99bc6f3bd01331ff62a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11047
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)Aprendizagem organizacionalFormação profissionalTransferência de aprendizagemDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.No cenário atual do trabalho, as organizações passam a exigir dos empregados novas competências. Nesse contexto, as ações de treinamento tornam-se cada vez mais importantes. Mas só produzirão os efeitos necessários se as competências adquiridas nessas ações forem transferidas para o trabalho. O objetivo deste estudo foi obter evidências de validade fatorial e preditiva, no Brasil, de um instrumento que diagnostica fatores que afetam essa transferência, previamente investigado em vários países. O instrumento, chamado Learning Transfer System Inventory - LTSI - é composto por 89 itens, sendo 63, com foco no treinamento e 26, com foco na organização, organizados em 16 fatores. Foram aplicados, presencialmente, questionários em sete organizações brasileiras - públicas e privadas - totalizando uma amostra de 898 questionários válidos. A análise da máxima verossimilhança com rotação oblíqua foi a abordagem da análise fatorial exploratória utilizada. Foi considerada a análise paralela, para decidir sobre o número de fatores a extrair, e o peso fatorial de 0,3, para decidir sobre o número de itens a reter em cada fator. A validação fatorial resultou em 12 fatores, cujos alfas de Cronbach variaram entre 0,787 e 0,906 e o instrumento passou a ser denominado ASTA - Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem. Ao comparar a versão original do LTSI (EUA) com a versão brasileira, percebe-se que quase todos os 16 fatores encontrados naquele país também foram encontrados no Brasil. A análise fatorial no Brasil revelou menos fatores, três fatores acabaram agrupando outros dois fatores cada. Para a realização da análise de validade preditiva foram aplicados, vários meses depois que o ASTA foi respondido, os instrumentos de Impacto do Treinamento em Largura e o de Suporte à Transferência de Treinamento, desenvolvidos e validados no Brasil. Nove fatores obtiveram correlações moderadas e fracas com três variáveis critério. Dentre estas, a que é melhor predita pelos fatores do ASTA é Impacto, seguida de Suporte Psicossocial e, a uma grande distância, Suporte Material. Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados. O instrumento tem boas qualidades psicométricas e pode ser utilizado pelos gestores de recursos humanos que estejam interessados na potencialização da transferência de aprendizagem realizada em treinamento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTNowadays, organizations are demanding new competencies from their workers. In this scenario, training becomes even more crucial. However, the desired effects will only be achieved if the skills learned in the training processes are actually transferred to work situations. This study was conducted in order to provide factorial and predictive evidences of the validity of the Learning Transfer System Inventory – LTSI in Brazil. LTSI is constituted of 89 items: 63 focusing on training aspects and 26 on the organization, arranged in 16 factors. A survey was applied on seven public and private Brazilian organizations, totalizing a sample of 898 valid questionnaires. On the exploratory factorial analysis, the method of maximum verisimilitude analysis with oblique rotation was used. The parallel analysis resulted in 12 factors, with Cronbach´s alpha varying from .787 to .906. Using .3 as the minimal factor loading, the number of items for each factor was obtained. The obtained instrument was denominated “ASTA - Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem”. Most factors, from the USA LTSI, were found in the Brazilian ASTA. However, the latter has aggregated three factors which had been found in the former. For the analysis of predictive validatity, two instruments were used, several months after the participants answered ASTA: “Impacto do Treinamento em Largura” and “Suporte à Transferência de Treinamento”, both previously developed and largely validated in Brazil, in several independent studies. Nine factors have shown weak or moderate correlations with three criterion variables measured by these two Brazilian instruments. Impact at work was best predicted by other factors, closely followed by Psychosocial Support, and then, by Material Support. The tested instrument proved to have good psychometric properties and may be used by managers interested in maximizing the outcomes from training activities.Borges-Andrade, Jairo EduardoAfonso, Carolina Campos2012-08-07T02:48:39Z2012-08-07T02:48:39Z2012-08-072012-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAFONSO, Carolina Campos. Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA). 2012. xvi, 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11047info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T19:40:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/11047Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T19:40:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
title Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
spellingShingle Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
Afonso, Carolina Campos
Aprendizagem organizacional
Formação profissional
Transferência de aprendizagem
title_short Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
title_full Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
title_fullStr Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
title_full_unstemmed Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
title_sort Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA)
author Afonso, Carolina Campos
author_facet Afonso, Carolina Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges-Andrade, Jairo Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Carolina Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Formação profissional
Transferência de aprendizagem
topic Aprendizagem organizacional
Formação profissional
Transferência de aprendizagem
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-07T02:48:39Z
2012-08-07T02:48:39Z
2012-08-07
2012-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AFONSO, Carolina Campos. Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA). 2012. xvi, 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11047
identifier_str_mv AFONSO, Carolina Campos. Validação fatorial e preditiva no Brasil do instrumento de Avaliação do Sistema de Transferência de Aprendizagem (ASTA). 2012. xvi, 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508404572422144